x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 14.859

Contabilização PIS Rendimento/Abono

Daniela Marques Sete

Daniela Marques Sete

Prata DIVISÃO 2 , Analista
há 16 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2008 | 17:26

Boa tarde pessoal!

A empresa efetuou convênio com a C.E.F. para pagar na folha o PIS e estou na dúvida como contabilizar o recebimento e o pgto para os funcionários. Minha dúvida é se lanço na conta de resultado e ou somente no passivo.

A empresa recebeu no dia 01.08.2008 para pagar na folha do mês 07/2008. O pgto p/ os funcionários foi efetuado em 04.08.2008. Como faço?

Grata,
Daniela.

"Mentes criativas sempre sabem sobreviver a qualquer tipo de mau treinamento!"
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2008 | 17:30

Daniela Ferreira Marques, boa tarde.

Faça uso do regime de competencia sem medo de errar, faça os lançamentos usando as contas de resultado ok? não há mal nenhum nisso ademais sua contabilidade torna-se-a transparente.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2008 | 18:04

Daniela,

Se eu entendi, este convênio faz com que a empresa receba os abonos e repasse para os funcionários, certo? Se for isso, vc precisa contabilizar em uma conta distinda no ativo circulante o recebimento e depois creditá-la debitando como desconto de salarios a pagar na folha de pagamento.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2008 | 20:57

Boa noite, amigos

Observando a dúvida postada por Daniela, entendi que a Caixa Econômica Federal entregou uma certa quantia para a empresa e a empresa repassou esta quantia para seus funcionários:

A empresa recebeu no dia 01.08.2008 para pagar na folha do mês 07/2008. O pgto p/ os funcionários foi efetuado em 04.08.2008

Minha dúvida é se lanço na conta de resultado e ou somente no passivo

Portanto, frente a tal exposição, inicialmente conclui-se que as Contas de Resultado não serão envolvidas porque isto não está envolvendo nem despesas e nem receitas ea empresa está figurando apenas como uma "depositária" desta quantia (o abono do PIS). Logo, sendo favorável à utilização de contas do Ativo e do Passivo, suponho que os lançamentos ideais seriam os seguintes:

1 - Pelo recebimento da quantia entregue pelo banco (vale observar que estando a empresa como depositária, ela está assumindo a obrigação de entregar este valor para os funcionários - por isto estou usando o passivo)
Data de Lançamento: 01/08/2008
D) Bancos (provavelmente houve um transferência eletrônica)
C) Abono de PIS a pagar (PC)
R$ Valor do Abono

2 - Pela alocação do repasse à folha de pagamento que já foi provisionada em 31/07/2008:
D) Abono de PIS a Pagar
C) Salários a Pagar
R$ Valor do Abono

3 - Pelo pagamento dos salários e abono (04/08/2008)
D) Salários a Pagar
C) Caixa ou Bancos
R$ Valor provisionado

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade