Reinaldo Vasconcelos Vieira
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia caros Colegas.
Já fechei o balancete final de apuração do Lucro Real Estimativa que devo retificar de 2014. Os fatos pertinentes ao caso se segue:
- IRPJ a pagar = negativo
-CSSL a pagar = negativo
Preciso realizar os lançamentos contábeis para o correto encarramento do exercício, onde solicito a ajudas dos colegas. Lembro que é a primeira vez que faço apuração neste regime tributário.
Perguntas:
1 - o controle dos balancetes para suspensão/redução são realizados em planilha do excel para demonstrar quando devo pagar ou não os tributos. Somente em 04/2014 deu saldo positivo dos tributos a pagar na estimativa, e os mesmos foram pagos somente em 05/2015. Tenho que contabilizar esta provisão, mesmo que no final do exercício os saldos a pagar são negativos? Quais são os lançamentos a fazer ?
2- As contas IRRF/CSSL retidos a compensar, deverão ser transferidos para qual conta, já que podem apenas ser usados no ano base?
3- Essas apurações somente devem aparecer no lado B do e-lalur na Ecf?
4- Onde fica registrado o saldo negativo dos Irpj e Cssl apurados no Balanço Final ?
Na internet não encontrei nada parecido com minha situação. Até o Crc não pode me ajudar.
Peço ajuda de todos para que eu possa retificar minha ecd e ecf 2014.
Abraços a todos e bom final de semana.
Att.Reinaldo