x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.325

Contabilizaçao de Adiantamento - Revenda Veiculos

Edinaldo A. de Carvalho

Edinaldo A. de Carvalho

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2008 | 09:17

Bom dia.
Tenho a seguinte situação: Estou fazendo a contabilidade de uma empresa que presta serviços de revenda de Veículos. Os clientes procura esta empresa (A) a qual eu faço a contabilidade e ela revende os carros de uma concessionária. A concessionária emite a nota fiscal de demonstração para minha empresa (A), ela vende os veículos para o cliente (jjj) e depois a emprea (A) emite uma nota fiscal devolvendo os veículos para a concessionária e a concessionária emite uma nf. de venda direto para o Cliente (jjj), então temos a primeira pergunta:
Como devo contabilizar está entrada do Veículos na minha empresa (A), seria nas contas de compensação? e como contabilizo o retorno para a concessionária?
Outra Pergunta: Quando a minha empresa (A) vende o veículo para o cliente (jjj), este cliente (jjj) faz um deposito a titulo de adiantamento do pedido do veiculo na minha empresa (A), até que seja aprovado o financiamento do veículo para o cliente (jjj), quando da aprovação se o valor do adiantamento for o valor correspondete ao da entrada na conta da minha empresa (A) faço então a transferencia para a financiadora no mesmo valor da entrada na conta da minha empresa (A) e quando o valor é menor, faço a transferencia para a conta da fianciadora e o restante devolvo para o cliente (jjj). Ressalto que os mesmos valores depositados saem da conta também (fechando a operação). Como devo contabilizar esta operação, haja vista que estes valores não tem nada a ver com os valores que recebo a titulo de serviços da concessionária, apenas fico com o dinheiro na conta banco entre 03 a 05 dias. ?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 26 agosto 2008 | 08:03

Bom dia Edinaldo,

Esta primeira operação citada, a empresa revende os veículos mas à título de comissão, não como comércio, onde ele teria que comprar os mesmos e revender. Neste caso você vai contabiliar somente como remessa em conta de compensação, fechando a operação quando na venda é emitido uma nota pela própria empresa de revenda. Esta contabilização é simples, entrada em remessa e retorno de remessa para demonstração. No pagamento você lança em adiantamento de cliente o valor mencionado, e o recebimento da concessionária em serviços prestados.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade