x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 795

Contabilização e calculo da depreciação de bens p/ o ativo i

Marcelo Vanz

Marcelo Vanz

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 3 dezembro 2015 | 16:49

Boa tarde!!

Tenho algumas dúvidas:

Meu cliente (lucro presumido) vendeu um veículo em 03.11.2015 pelo valor de 31.000,00 ( emitiu a NF de venda sem consultar a contabilidade). Ele comprou este veículo em 10.11.2014, por 38.000,00, no entanto ele não enviou esta NF para a contabilidade na aquisição, enviando apenas agora em 11.2015.

Minha dúvida: dou entrada na NF da compra do veículo em 01.11.2015? E quanto a depreciação eu calculo a partir da data da compra ( data da NF) ou a partir da data do lançamento na contabilidade em 01.11.2015?

Sei que se houver lucro na venda deste veículo é tributado pelo IRPJ e pela CSLL, quando do recolhimento trimestral deste impostos.

"Não subestime sua capacidade de aprender, haja com determinação"
Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 4 dezembro 2015 | 10:10

Bom dia Sr. Marcelo Vanz.

Primeiramente aconselho a consulta ao CPC 23 - Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.
Posteriormente a consulta deste Artigo sobre o mesmo assunto.

O reconhecimento desse ativo e as devida depreciações do períodos anteriores, devem ser tratadas como ajustes e devem estar explícitas nas Notas Explicativa, ok?

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade