Leonardo Gasparini
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Olá pessoal...
Por favor me esclareçam como posso lidar com a seguinte situação.
Empresa do SIMPLES Nacional, de pequeno porte, prestadora de serviços.
Analisando o BP de um futuro cliente, verifiquei dois pontos que me preocupam e confesso que não sei como proceder, pois terei que fazer a escrita contábil a partir de janeiro de 2015 e terei que fazer o Balanço de Abertura. Para tanto, farei os lançamentos dos Saldos Iniciais, aqueles devedores (do Ativo) serão lançados a débito e credoras na conta transitória "Balanço de Abertura". Os saldos das contas de Passivo e PL, lançados a crédito e devedoras na transitória, para ao final, esta estar zerada, como deve ser.
1) O sado final da conta Caixa de 2015 (e que será o inicial de 2016) está elevadíssimo (R$ 25.000,00) e não transparece a realidade, pois não há (não havia) essa quantia toda em caixa. O que aconteceu é que, todo saque da conta Banco era para suprir as necessidades do Caixa, sem que as saídas fossem devidamente contabilizadas como despesa. Algumas que tinham documentos comprobatórios (notas, recibos, etc) foram contabilizadas, mas a grande maioria não foi, o que fatalmente acarretou num valor excessivo em caixa, totalmente irreal.
Nesse caso, penso em diminuir o saldo do Caixa para um valor real (que gira em torno de R$ 2.000,00), contabilizando a diferença como Receita e obviamente sendo esta tributada, pois caso a empresa seja fiscalizada ou auditada, ao não conseguir comprovar o saldo de caixa, seja considerado como omissão de receita (fraude) para pagar menos imposto sobre seu faturamento.
Já adianto que não há mais notas ou recibos de despesas que possam ser lançados, e descarto veementemente a "fabricação" dos mesmos para diminuir o saldo do Caixa. A distribuição de lucros também foi descartada pois o saldo de Lucros Acumulados é muito pequeno.
Como seriam os lançamentos?
2) No Ativo, existe uma conta CREDORA "Amortização do Ativo Diferido", que nem o colega de profissão que elaborou o BP soube me explicar (já que a partir de 2008 o Diferido deixa de existir e a empresa nasceu em 2012), com saldo de R$ 38.000,00 que diminui o Ativo. Como lançar isso? D - Balanço de abertura e C - Amortiz. do Diferido ??
Agradeço a ajuda.