x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.008

Caixa Estourado

Aline

Aline

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 10 dezembro 2015 | 08:13

Bom Dia !
Tenho uma empresa que está com o caixa estourado, e meu superior disse que a solução é ESTORNAR as despesas.
Mas nunca fiz isso na minha vida, sempre trabalhei em Escritórios e aprendi que quando o caixa estoura devemos fazer empréstimos para os sócios ou terceiros.
Estou certa e convicta que esse é o passo correto, mas fui orientada que a forma que sempre fiz é ERRADA, ai entro em contradição, pois aprendi com outros profissionais assim.
É correto estornar despesas quando o caixa está estourado? Se sim, qual lançamento devemos fazer?
Não é uma Suspeita de Sonegação, estaremos agindo de má fé ?

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 10 dezembro 2015 | 09:02

Aline,

Está errado, o estorno só deve ser feito no lançamento indevido de duplicidade ou extinção da obrigação.
Seu pensamento está correto, e tal operação se for realmente feita é ato criminal infligindo além da legislação vigente os princípios éticos e contábeis.

Sugiro a novamente tentar um diálogo com seu superior e explicar que tal operação não pode simplesmente ser feita assim, deve analisar e auditar pois se há estouro de caixa logo sabemos que são erros lançados em conta caixa, e se tais lançamentos forem localizados e afetarem diretamente ao resultado da empresa deverá ser feito lançamentos com conta partida "Ajuste de Exercícios Anteriores".

Informações A.E.A: clique aqui

Sds.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
Cesar Landim

Cesar Landim

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 10 dezembro 2015 | 09:09

Aline, Bom dia

Está errado, ele poderia te instruir a excluir despesas e não estornar o que já estaria errado também, os seus lançamentos aprendidos anteriormente estão corretíssimos, o que prova acima é que a empresa esta omitindo receita, pois é impossível você pagar despesas sem receita!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: