x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 9.965

Variação dos Estoques, considera-se Custo ou Despesas

Karl Heinz Fischer

Karl Heinz Fischer

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Custos
há 10 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 11:05

Caros amigos,

Estou implantando a Contabilidade de Custos e analisando os critérios de Distribuição dos Custos.
Tenho todo apontamento de Consumo Direto de Materiais e Mão de obra...

Calculei os Custos Diretos por Produto (Fixos e Variáveis). Por fim no Processo de Inventário, observei alguns ajustes Físicos nas contagens, ocasionando hora falta, hora acréscimo. Entendo como variação.

Eu teria no estoque variações sobre:
- Produto em Elaboração
- Produto Acabado
- Materia Prima (direto)
- Material Indireto
- Materiais de Expediente

1) Se ao inventariar, observar que está faltando por exemplo R$1.000 reais (ou seja tipo foi consumido e não foi registrado, erro de contagem etc..)
a. Eu lanço na conta de (+/-) Variação dos Estoques
i. D – Variação (Custo/Despesa)
ii. C – Estoques (Ativo)
b. Como vamos encarar está variação? Como Custo ou Despesas Operacional?

2) E o inverso?
a. Eu lanço na conta de (+/-) Variação dos Estoques
i. C – Variação (Custo/Despesa)
ii. D – Estoques (Ativo)
b. Como vamos encarar está variação? Como Credito em Custo ou Despesas Operacional?
.
Esta duvida me ocasionou, quando do calculo do custo real por produto.
- Se seguir ideia que Custo ou final do mês é transferido para Elaborado e por fim Acabado, você concordaria que as Variações no caso seriam uma Despesa (com crédito ou Debito) Operacional?

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 13:04

Boa tarde Karl!

As variações dos estoques são normalmente reconhecidas como custo.

Sob a ótica da contagem física do inventário, se está sobrando ou faltando unidades no sistema é porque em dado momento a movimentação da compra, venda ou devolução não foi realizada corretamente. E se tivesse sido realizada, certamente impactaria o resultado como custo e não despesa operacional.

O conceito vale também para perdas, quebras, roubos, incêndio, provisões... pois também são classificados como custo.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies