x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.486

Contabilização de Custos (Contas de controle)

@ulissespiassa

@ulissespiassa

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 16 anos Domingo | 24 agosto 2008 | 17:26

Olá pessoal, tudo tranquilo?

Gostaria de agradecer primeiramente a atenção dada a todos neste Fórum, já sanei muitas de minhas dúvidas aqui! Muito Obrigado!

Existe uma pergunta porém que não consegui encontrar no fórum... É o seguinte:

Meu professor de contabilidade de custos passou um exercício e a resolução deste, para ue calculássemos e contabilizássemos. Ele costuma usar contas de controle para Estoque Inicial de Mercadorias, Vendas de Mercadorias, etc.

Minha dúvida é a seguinte: Qual é a natureza das contas de controle? Entram como as contas de resuldado, despesa/receita, ou como as contas patrimoniais, Débito/crédito?

A dúvida veio pelo seguinte: O exercício diz que O Est. Inicial de Mercadorias para Revenda é de 349.000,00, e logo que começam os lançamentos, ocorre: "Estoque Inicial de Mercadorias para revenda"; "a Mercadorias para revenda". Isso está me deixando de cabelos em pé, hehe.

Afinal, existe um estoque negativo? Mercadorias para revenda é estoque, patrimonial, certo? Ou estou confundindo com alguma conta de controle?

Estou meio confuso, e o balancete insiste em não bater pelos amados 349.000,00. Alguém poderia me ajudar?

Agradeço muito desde já. Grande abraço a todos!

Ulisses.

Twitter: @ulissespiassa
@ulissespiassa

@ulissespiassa

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 16 anos Domingo | 24 agosto 2008 | 17:31

Detalhe: O que está me queimando os neurônios é exatamente este lançamento, pq não entendo o seguinte: Se a natureza das contas de controle for débito (ou despesa, o que não teria nenhuma lógica), então debitando os 349.000,00 ele estará dobrando o valor desta mesma conta. por isso o balancete não bate. Se for de natureza credora (ou receita), ele zeraria o saldo, mas daria problemas no decorrer do exercício, pois não confrontaria os razonetes pra fechamento. Já procurei em vários livros e apostilas, mas nada me explicou sobre essas contas.

Socorro! Haha :)

Grande abraço a todos!

Twitter: @ulissespiassa
Salete .

Salete .

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Custos
há 16 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 14:57

Olá Ulisses
Vc já deve ter sanado a dúvida....segue algumas dicas.

No estoque você pode ter:
Se for empresa comercial - estoque de mercadoriasou mercadorias para revenda
Se for empresa industrial - estoque de materias primas, estoque de produtos em elaboração, estoque de produto acabado.

A informação de estoque inicial e final você vai utilizar para encontrar o custo da mercadoria ou produto vendido que é aquela fórmula básica: EI + compras - EF = CMV

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade