x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.030

Índices Contábeis

DAVI JOB GALATTI CALVI

Davi Job Galatti Calvi

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2015 | 17:09

Boa tarde amigos,
Tenho uma empresa que será preciso fazer os índices para análise das demonstrações contábeis para uma licitação, sendo que essa empresa só tem ativo circulante (caixa e aplicação financeira), ativo imobilizado (máquinas e equipamentos e móveis e utensílios) e patrimônio líquido (capital, lucro/prejuízo do exercício e lucros/prejuízos acumulados).
Minha duvida é a seguinte, como a maioria dos índices tem a passivo circulante nas formulas não terei como dividir e o resultado sempre será zero.
Ex: índice de liquidez geral: ativo circulante: 100.000,00 / passivo circulante: 0 = 0 ( todo numero dividido por zero é zero )

Qual é a melhor maneira de resolver esse problema ?

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2015 | 17:35

Davi,

Você deve substituir o 0 pelo 1 na fórmula de modo que o resultado não apresente erro, já que um número dividido por zero não é zero e sim inexistente.

Utilizando o teu exemplo:

Índice de liquidez corrente: ativo circulante: 100.000,00 / passivo circulante: 1, então o resultado é = 100.000,00

* O Índice de Liquidez Geral é = Ativo Total / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

DAVI JOB GALATTI CALVI

Davi Job Galatti Calvi

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2015 | 08:17

entendi,
preciso fazer todos esses Índices:

Índice liquidez geral
Índice de solvência geral
Índice de liquidez corrente
Índice de liquidez seca
grau de endividamento do pl
grau de endividamento total
composição de endividamento

toda formula que tiver o numero zero eu posso substitui-lo por 1 ? e repeti o valor total como resultado ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade