Boa tarde Rosilene! Tudo bem?
A depreciação contábil é calculada com base na vida útil definida para o bem, sendo que esta vida útil pode ser a melhor estimativa possível identificada pela própria entidade. Se você mesma já citou que acredita que 5 anos não é um tempo adequado, quer dizer que você já tem uma certa ideia da vida útil média da frota da empresa e isso já é meio caminho andado.
Agora lhe pergunto, sua opinião está fundamentada em que? Junto todas as informações que subsidiaram o seu ponto de vista e leve ao seu líder para discutir e formalizar a política de depreciação da frota.
Vocês podem fazer isso individualmente por veículo utilizando os critérios sugeridos, como quilometragem ou também podem fazer por classes de veículos de forma geral.
De qualquer forma, o seu interesse neste tipo prática é ótimo.