Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.606

Distribuicao lucros, dividendos

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 20 anos Quarta-Feira | 31 março 2004 | 09:45

Bom dia Pessoal

Pessoal, sou estudante de Ciencias contabeis, estou com uma duvida em questao de Distribuicao de lucros, dividendos. Numa empresa constituida por um casal, sendo que a esposa tem 10% das cotas e o marido 90%, pode a distriuicao de lucro da esposa ser de 50%, ou até mais, aonde que eu encontro, ou posso ler sobre este assunto.

Desde ja agradeço

Andre

Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 20 anos Quarta-Feira | 31 março 2004 | 13:12

André.

pode ser distribuído desproporcionalmente se for rezado no Contrato Social. Nos contratos que eu faço coloco na cláusula do Balanço Geral o seguinte:
Da uma olhada no § 4º;

DO BALANÇO GERAL - Em trinta e um de dezembro de cada ano civil, deverá ser levantado um balanço geral do ativo e passivo da sociedade, bem como um demonstrativo do resultado do exercício e os lucros apurados terão o destino que melhor convier aos sócios.
§ 1º - Até quatro meses após o encerramento do exercício social, os sócios deverão se reunir para aprovar as contas do administrador e deliberar sob o balanço patrimonial e demais demonstrações financeiras.
§ 2º - Os prejuízos apurados poderão ser mantidos em conta especial para compensação com lucros futuros, bem como os lucros anuais poderão ser retidos para futura destinação.
§ 3º - Fica convencionada que a sociedade poderá levantar balanços intercalares com a finalidade de distribuir lucros ou para atribuir os prejuízos aos sócios.