x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.247

Duvida sobre conciliação das contas contabeis

IGOR CAETANO DE LIMA

Igor Caetano de Lima

Bronze DIVISÃO 3 , Estagiário(a)
há 9 anos Domingo | 20 dezembro 2015 | 22:28

Olá a todos,

Estou com uma duvida na conciliação das contas contábeis, toda vez que vou fazer a conciliação de salario a pagar por exemplo, sempre tem valor a maior ou menor e nunca igual. Um amigo meu sempre me indicar para fazer ajuste, porem acho que é errado pois teria que saber a exatidão de cada valor, por isso não faço.

Por exemplo:

Em janeiro tenho os seguintes saldos de salários a pagar e adiantamento.

Exemplo:

20/01 - Adiantamento salarial R$ 11.000,00
31/01 - Salario a pagar R$ 16.040,00

No extrato

dia 19/01 - pagamento a funcionário R$ 15.000,00
dia 05/02 - pagamento a funcionário R$ 18.315,00

sempre vem assim, valores a mais ou a menos e nunca tenho como saber de onde veio, nessa situação não sei o que fazer.

me ajudem, por favor!

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 21 dezembro 2015 | 08:16

Bom dia Igor Caetano de Lima !

A conciliação é simples, através do resumo da folha de pagamento, a conferência é feita sobre os valores dos proventos e descontos, e com isso o valor líquido à pagar da folha de pagamento tem que ser o mesmo do razão da conta Salérios à Pagar.

Quando ao pagamento, à partir do momento que se tem o valor líquido conciliado, se der maior ou menor deve ser acertos feitos fora da folha de pagamento, isso tem que ser conversado com o responsável pelos pagamentos.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Gilberto Alves Junior

Gilberto Alves Junior

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 21 dezembro 2015 | 09:53

Bom dia, Igor!

Este tipo de problema sempre acontecia comigo, além da situação colocada pelo colega Gilberto Olgado, também existiam as rescisões, férias e vale transporte, que o cliente sempre colocava como pagto a funcionários, resolvi o problema conversando com o cliente.

Atenciosamente,

Gilberto Alves

Izaque de Moraes

Izaque de Moraes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 21 dezembro 2015 | 09:54

Igor Caetano de Lima,

A forma mais confiável de fazer conciliações é com o documento em mãos, no caso quando for fazer conciliação de férias, folha de pagamento e rescisões peça o resumo assim você irá confrontar os valores. Caso a sua conta fique com saldo errado, chame quem efetuou o pagamento e pergunte o porque. Fazer lançamentos de ajustes só em último caso quando não houver como resolver.

Espero ter ajudado,

Izaque de Moraes
Contador
Brasília-DF

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: