x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.549

Reembolso Salario Maternidade

Carlos Eduardo Pedreira

Carlos Eduardo Pedreira

Bronze DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2008 | 15:23

Boa tarde pessoal... Se alguem puder mim ajudar, estou com uma duvida na seguinte questão:
Uma empresa tinha R$ 1.920,42 de salario maternidade a Recuperar no começo de 2007 e fui reembolsado so agora no mes 05/2008 com o valor de R$ 2.404,43. Como deve ser feito esse lançamento na contabilidade, quais as contas?

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2008 | 16:28

Carlos Eduardo
boa tarde

vc deve fazer assim:

transfira o saldo do ativo para o passivo nesse lançamento:

D - INSS a Recolher (PC)
C - INSS a Compensar (AC)
(aqui vc está diminuindo o valor do INSS a compensar do seu INSS a recolher em 05/2008)

Agora os juros eu faria assim:

D - INSS a recolher (PC)
C - Juros Ativos (Receitas)
(aqui vc vai lançar o exato valor da correção dos juros que foram acrescentados no INSS a compensar)(no seu caso = 2.404,43 - 1.920,42 = 484,01). Capricha no histórico com a taxa de juros e explicando direitinho do que se trata.

Eu lancei no Juros Ativos (Receitas) pq ele está recebendo esse valor e ele anteriormente não existia...

Até a próxima!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2008 | 16:38

Carlos Eduardo, existe uma conta no meu plano de contas chamada "Atualização Monetária de Juros e Multas"
Acho que também é uma opção no segundo lançamento que eu te mostrei:

D - INSS a Recolher (passivo)
C - Atualização Monetária de Juros e Multas (Receitas)

Analise direitinho o seu plano e com certeza vc encontrará a melhor solução, ok?!

Até a próxima!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade