x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.378

Contabilização de estoque (Importação)

Andrezza

Andrezza

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Custos
há 8 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2015 | 17:30

Prezados, boa tarde.

Minha dúvida é a seguinte:

Foi comprado um material para revenda em outro país, onde o pagamento foi liquidado em USD, seguindo os termos do contrato (Adiantamento).
Esse material foi registrado no estoque da Contabilidade em BRL com o cambio do dia da entrada do mesmo e sua revenda foi em Março/15.
Parte da baixa do material também ocorreu em Março/15, ficando apenas em estoque os itens sobressalentes .
Quando todos os itens que restavam no estoque foram baixados, o cambio considerado para baixa no custo foi o da entrada da NF do fornecedor(Novembro/15). Sendo assim, a porção em BRL referente ao material teve um considerável aumento.

Duvida, por ser um material comprado em outro país, qual o cambio correto para baixa do material no custo?

- Câmbio igual da DI?
- Câmbio médio dos adiantamentos?
- Câmbio da entrada da fatura? (Lembrando que de Março - Novembro, sofreu variação cambial - alta do USD)

Qual taxa de câmbio deve ser utilizada para o caso acima?

Obrigada!

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2015 | 17:51

Boa tarde Andrezza! Tudo bem?

Tem um detalhe que me intriga: como pode ter dado entrada do estoque em março/2015 se a NF de entrada foi feita em novembro/2015?

Andrezza

Andrezza

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Custos
há 8 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2015 | 18:04

Oi, talvez eu não tenha me expressado corretamente...

O registro do material no estoque, foi feito quando ele chegou... Porém, a baixa para custo desse material ocorreu em Novembro/15.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2015 | 23:04

Prezada,

Então neste caso não há o que falar sobre variação cambial.

O registro inicial da entrada de estoques importados se dá pela taxa de câmbio utilizada na NF que por consequência deverá ser a mesma da DI.

Qualquer alteração posterior na taxa de câmbio é irrelevante neste caso, pois o valor que deverá ser reconhecido como custo unitário proveniente da venda futura é o mesmo custo inicial da entrada. Princípio contabil do custo historico.

Outro ponto que corrobora isso é o fato que apenas itens monetários podem sofrer ajustes de VC.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.