x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.054

Suenne Santos

Suenne Santos

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 26 agosto 2008 | 11:08

Bom dia!
Preciso muito de ajuda, entrei em uma empresa agora e fiquei responsável pela parte contábil, sendo que encontrei vários erros e não estou sabendo solucioná-los.
Os lançamentos feitos, quase sua maioria, estão sendo provisionados, mais não foram baixados, isso vem ocorrendo desde 2005, e agora existe um erro enorme de saldo de banco, contas ativas e passivas. Já pensei, pensei e não consigo chegar a conclusão alguma a não ser refazer tudo o que foi feito erradamente, mas o que me impede é o fato da falta de tempo, e a não disponibilidade dos documentos, teria que está solicitando ao cliente os mesmos, sendo que poderia trazer desconfiança e insegurança do trabalho realizado, botando em jogo a credibilidade de nossa empresa.
Por favor, me ajudem!
Obrigada!

"A verdadeira maneira de se enganar é julgar-se mais sabido que outros."
Suenne Santos

Suenne Santos

há 16 anos Terça-Feira | 26 agosto 2008 | 11:23

O Diário de 2006 já foi impresso, sendo que ainda não foi registrado, porque a cliente, viu as "inconsistências", e pediu os acertos, isso vem rolando desde o final do ano passado, a pessoa que era responsável não fez os acertos, e agora sobrou pra mim. O que me impede de usar as notas explicativas é o fato de trazer mais insegurança para o cliente, uma vez que ele já viu os erros.

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 26 agosto 2008 | 11:54

Nossa, é horrível quando isso acontece, estou fazendo a contabilidade de uma empresa assim e estou quebrando a cabeça... Não seria interessante vc dar uma lida e decidir sobre "Ajustes Exercícios Anteriores?"

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 26 agosto 2008 | 12:06

Bom dia Suenne,

Deixe-me resumir a situação. Você trabalha em uma empresa de contabilidade e foi designada, ou tomou para si, a responsabilidade pela regularização da escrituração contábil de determinada empresa. Escrituração esta que está irregular desde 2005.

O cliente (proprietário da empresa em questão) já tomou conhecimento das irregularidades e naturalmente quer que se promova a regularização com a maior brevidade possível.

Se bem a entendi e estou certo em minhas conclusões (se não corrija-me) só lhe resta uma alternativa; convoque uma reunião com os interessados e diga-lhes da real situação e da disposição de regularizar tudo.

Não se preocupe com a credibilidade de sua empresa, pois se o cliente já exigiu a regularização, naturalmente (mesmo que não tenha dito) já colocou em xeque a referida credibilidade.

No entanto, a disposição de regularizar a situação e o fato de convocá-lo para colaborar na empreitada, certamente fortalecerá a confiança e poderá trazer de volta (sim) a credibilidade até então abalada.

Uma vez "aberto o jogo", estando o cliente a par da situação e disposto a colaborar fornecendo documentos, informações e subsídios para que a contabilidade seja regularizada, cabe a você "arregaçar as mangas" e refazer todo o serviço desde 2005.

Não existe outra maneira que não esta de "resolver o problema". Qualquer atitude diferente, ainda que indolor, é paliativa e como tal, não elimina o risco fiscal envolvido. Se assim não fosse, teríamos incentivadas as irregularidades contábeis com vistas a "facilitação dos serviços" e a sonegação.

Conte conosco.

...

Suenne Santos

Suenne Santos

há 16 anos Terça-Feira | 26 agosto 2008 | 17:17

Muito obrigada, Saulo!
Entrei em contato com um amigo contador, muito mais experiente do que eu, ele me falou o que eu já sabia, que todo o trabalho teria que ser refeito.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade