x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 7.040

plano de contas

Charlene Ruskowski Schroeder

Charlene Ruskowski Schroeder

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 18 anos Terça-Feira | 7 novembro 2006 | 14:37

Tenho uma Associação de Moradores de um Bairro Rural, eles tem um terreno que em boa parte é cultivado em associação plantação de arroz, e tem um sede social rústica, quadras, que eles alugam as dependências, para custear as despesas(valores simbólicos), a venda da plantação também vai para a associação.esta associação está se inscrevendo na Prefeitura para ser entidade pública, eles ganharam estas terras do governo, em 1903, nunca fizeram contabilidade, já possuem CNPJ,fazem a DIRPJ isento< e o ITR,para ganhar E.P.,precisam da contabilidade.Gostaria de um plano que se adapte a essa situação.

Obrigada;
Charlene R. Schroeder
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Quarta-Feira | 8 novembro 2006 | 21:54

Boa noite Charlene,

O Plano de Contas de qualquer empresa deve em princípio atender as formalidades exigidas para o registro e reconhecimento contábil das atividades da empresa em questão, certo?

Então o primeiro passo seria sabermos com certeza absoluta que tipo de atividade a empresa explora. Não só a que você explicou, mas (principalmente) a que consta no CNPJ.

Examine também o Contrato Social ou Estatuto, isto vai ajudar para tomada de decisões no que diz respeito a contabilidade e a coerência do Plano de Contas .

Sabendo de que forma ela foi constituída, será bem mais fácil conseguir um Plano de Contas que lhe atenda e ou corrigir a atividade se for o caso.

Uma vez isto feito, trataremos de como iniciar a contabilidade nunca feita e de outros problemas que possam surgir.

Conte conosco.

ANNE MONIKA HEIDRICH DUARTE

Anne Monika Heidrich Duarte

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Quinta-Feira | 9 novembro 2006 | 01:48

Continuação do assunto da Charlene: é uma associação de moradores de um bairro, estão inscritos como associação, empresa sem fins lucrativos, pelo meu visto até deveriam ser uma cooperativa, mas eles tem como associação do bairro, e exploram a terra com plantação de arroz, tem sede social e outras áreas de esportes, para a comunidade do bairro, até agora não cobravam mensalidade, estão querendo instituir que cada morador do bairro ajude com uma contribuição mensal de R$ 1,00. O que é colhido e vendido. a receita fica para a associação para gastos de manutenção, esse plantio não é para a sobrevivencia dos moradores do bairro, sim da associação. Como fazer um plano de contas.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Quinta-Feira | 9 novembro 2006 | 11:13

Bom dia Anne,

A atividade precípua que caracteriza qualquer associação á a prestação de serviços ou proposição de lazer que transformada em mensalidades garante a sobrevivência da entidade.

A produção e venda do qualquer produto é atividade de cunho comercial e portanto, não permitida a associações. Se produzida e comercializado em regime comunitário assume o aspecto de cooperativismo e também nesta caso, não configura atividade permitida a associações mesmo que o resultado financeiro final seja revertido para a referida associação.

Face ao exposto, você está certa em suas conclusões quando afirma que deveria ter sido constituída como Cooperativa e não como associação. Não se pode "adaptar" um Plano de Contas a uma empresa constituída de forma incorreta, sem o risco fiscal implícito por ser a tributação diferente nos dois casos.

O aconselhável é que exponha o problema em reunião com a diretoria oferecendo-lhes alternativas para a solução do problema e a partir disto, providenciar o Plano de Contas e a contabilidade propriamente dita.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Domingo | 22 agosto 2010 | 07:52


Oi Juliana, bom dia


Postei ontem, plano de contas simplificado, atualizado com a Lei 11638/07 E MP 449/08, que voce poderá adaptar perfeitamente ao seguimento de supermercado. Poderá visualizá-lo em clicando em "fazer download do anexo", constante no radapé da referida página.

clique aqui



Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade