x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 82.823

Faltas sobre Folha de Pagamento

Edimilson Campos Inacio

Edimilson Campos Inacio

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2008 | 13:41

Estou com duvidas a respeito de provisao de Folha de Pagamento... quando tem faltas na Folha de Pagamento... como faço provisao destas faltas, ja que nao devo nunca creditar uma despesa, no caso "despesas de salarios"?...alguem me ajude, por favor!

Favor desconsiderar a mensagem anterior...

Edimilson Campos Inacio
vera lucia

Vera Lucia

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2008 | 13:54

Faltas e atrasos são valores descontados dos salários dos funcionários na folha de pagamento

Normalmente, a folha de pagamento trás o valor do salário integral e discrimina o desconto de faltas e atrasos em coluna própria.

O valor correspondente aos descontos de faltas e atrasos será debitado à conta "Salários e Ordenados a Pagar", no passivo circulante e creditado à conta de custo de produção (no caso de pessoal ligados diretamente à produção) ou despesa operacional (no caso de pessoal ligados às áreas de administração, de vendas e de outros setores não ligados diretamente ou indiretamente à produção de bens ou serviços), que recebeu o débito pela apropriação dos gastos com salários.
Pode ocorrer da contabilização ser efetuada pelo valor líquido (valor bruto do salário deduzido das faltas e atrasos).
Estes registros devem ser feitos no mês de competência da folha de pagamento a que se referir.

Vera Hernandes
auxiliar de contabilidade
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2008 | 14:10

Edimilson Campos Inacio, boa tarde


Seja bem-vindo ao Fórum! Com certeza não faltarão profissionais dispostos a trocar experiências contigo, desta maneira dirimindo todas as dúvidas e por conseqüência enriquecendo os arquivos do Fórum.

Sugiro raciocinarmos por etapas:

1) Não é segura a afirmação de "nunca creditar uma depesa". O que sugere débitos e créditos em alguma conta não é a utilidade da mesma, e sim, a natureza do evento registrado, que é independente do tipo da conta.
Quando a folha de pagamentos é provisionada, o primeiro laçamento seria:
D) Salários e Ordenados (CR)
C) Salários a Pagar (PC)
R$ Total bruto da folha de pagamento
Contudo, ocorrendo que algum funcionário tenha faltado, significa que desta maneira não caracterizou-se a despesa que seria devida caso a jornada de trabalho tivesse sido normal. Como não houve esta despesa, resta-nos estornar este valor da falta que também está na folha de pagamento. Observe que desta maneira esta conta de despesa estará sendo creditada:
D) Salários a Pagar (PC)
C) Salários e Ordenados (CR)
R$ Total dos descontos de faltas informado na folha de pagamento

2) Visto que no primeiro parágrafo falei dos arquivos do Fórum (entenda arquivos como acervo), saiba que este asunto já foi largamente debatido por aqui e também demonstrado com base em exemplos práticos.
Já que você é um usuário novo, de acordo com as normas do Fórum sugiro que antes de perguntar você faça uma pesquisa pelo menos básica. Para comprovar, dê uma olhada nestes links que encontrei em menos de 30 segundos.

Se após esta avaliação, ainda sobrar alguma dúvida, conte conosco.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Aline da Rosa Neumann

Aline da Rosa Neumann

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2008 | 13:35

Boa tarde, Edimilson.

Dê uma pesquisada no Fórum, por igrejas. Você vai encontrar muito mais informações do que espera!

PS: sua pergunta n tem nada a ver com o tópico. Tente cuidar da próxima vez. Você n precisa fazer perguntas só nos tópicos q vc mesmo criou. Pode participar em outros tb.

Bom fds.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sábado | 30 agosto 2008 | 13:11

Boa tarde Edmilson.


Nosso amigo Elias da Vitória, disponibilizou um modelo, mas como o sistema de envio de anexo não está funcionando, não podemos disponibilizar no site, tão logo seja restabelecido o serviço, anexarei o arquivo.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Bruna Rodrigues

Bruna Rodrigues

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 15 anos Segunda-Feira | 26 abril 2010 | 11:29

Olá, estou com duvida no lançaento de faltas na folha, um funcionário faltou do dia 15/03/2010 até 24/03/2010, mas não fomos informados destas faltas e foi pago em março o mes inteiro, e este mes ele faltou do dia 05/04/2010 até 26/04/2010, posso lançar as faltas do mes passado junto com as faltas deste mes????

"Ninguem é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade