Boa tarde Raphael,
O procedimento é (e deve ser) bem simples.
Promova o levantamento do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado em 30 de Junho. Com isto terá zeradas todas as contas de Despesas, Custos e Receitas do período.
No dia 01 de Julho, transcreva os saldos das contas do Balanço Patrimonial (de 30 de Junho), no novo sistema contábil adotado e dê normal continuidade aos registros contábeis em si.
Para transcrição dos saldos do primeiro para o segundo sistema contábil, use os lançamentos abaixo:
D - (Saldos das contas do Ativo)
C - Balanço de Abertura
D - Balanço de Abertura
C - (Saldos das contas do Passivo)
Histórico: Saldo da conta ...... em 30/06/2008 transferido para conta ....... face a mudança de sistema contábil.
Notas
É importante que informe os títulos das contas (anterior e atual) para que se torne transparente a origem e o destino do saldo em questão.
Os lançamentos de acima devem ser individualizados (um para cada conta).
A conta "Balanço de Abertura" é transitória e pode ser aberta no grupo "Resultado do Exercicio" nas Contas de Resultado.
...