Rodrigo Remigio Andrade Rodrigues
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia Pessoal,
estou fechando o balanço de 2015 e surgiram algumas duvidas:
1) sei que na teoria o processo é o seguint: as contas de resultado serão encerradas com a conta ARE, minha pergunta é, onde fica localizada no plano de conta a conta ARE?
2) A conta ARE, por sua vez, será encerrada contra a Prejuízos Acumulados (verifiquei que o entendimento é que a conta não pode ser de Lucro ou Prejuizos acumulados, haja vista que, com a nova norma os lucro devem ser distribuidos ou irem para Reserva legal) está correto? levando em conta que sim, a caso a empresa tenha prejuizo não existe duvida, porém caso a empresa tem lucro a conta eu transfiro o saldo da conta ARE direto para distribuição? esta duvida surgiu porque se formos utilizar esse metod, o resultado do exercicio no balaço da empresa será zero.
3) Ultima duvida, a empresa que distribuir o lucro, vi uma serie de opções para fazer essa distribuição, a maioria delas jogando o valor do resultado para o passivo em uma conta de lucro e dividendos a distribuir, nesse sentido eu posso distribuir os valores dentro do mesmo exercicio? exemplo: fechei o resultado em 31/12 deu lucro, zerei o saldo, jogo para o passivo e distribuo no mesmo dia 31/12?
certo da atenção de vocês, agradeço desde já!