x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 901

ARE x Plano de Conta X Distribuição

Rodrigo Remigio Andrade Rodrigues

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 10:45

Bom dia Pessoal,

estou fechando o balanço de 2015 e surgiram algumas duvidas:

1) sei que na teoria o processo é o seguint: as contas de resultado serão encerradas com a conta ARE, minha pergunta é, onde fica localizada no plano de conta a conta ARE?

2) A conta ARE, por sua vez, será encerrada contra a Prejuízos Acumulados (verifiquei que o entendimento é que a conta não pode ser de Lucro ou Prejuizos acumulados, haja vista que, com a nova norma os lucro devem ser distribuidos ou irem para Reserva legal) está correto? levando em conta que sim, a caso a empresa tenha prejuizo não existe duvida, porém caso a empresa tem lucro a conta eu transfiro o saldo da conta ARE direto para distribuição? esta duvida surgiu porque se formos utilizar esse metod, o resultado do exercicio no balaço da empresa será zero.

3) Ultima duvida, a empresa que distribuir o lucro, vi uma serie de opções para fazer essa distribuição, a maioria delas jogando o valor do resultado para o passivo em uma conta de lucro e dividendos a distribuir, nesse sentido eu posso distribuir os valores dentro do mesmo exercicio? exemplo: fechei o resultado em 31/12 deu lucro, zerei o saldo, jogo para o passivo e distribuo no mesmo dia 31/12?

certo da atenção de vocês, agradeço desde já!

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 13:28

1) sei que na teoria o processo é o seguint: as contas de resultado serão encerradas com a conta ARE, minha pergunta é, onde fica localizada no plano de conta a conta ARE?

No plano de contas, a conta de Apuração do Resultado do Exercício pode figurar dentro do subgrupo de Lucros e Prejuízos, pertencente ao grupo do Patrimônio Líquido.

2) A conta ARE, por sua vez, será encerrada contra a Prejuízos Acumulados (verifiquei que o entendimento é que a conta não pode ser de Lucro ou Prejuizos acumulados, haja vista que, com a nova norma os lucro devem ser distribuidos ou irem para Reserva legal) está correto? levando em conta que sim, a caso a empresa tenha prejuizo não existe duvida, porém caso a empresa tem lucro a conta eu transfiro o saldo da conta ARE direto para distribuição? esta duvida surgiu porque se formos utilizar esse metod, o resultado do exercicio no balaço da empresa será zero.

Após a apuração do resultado, o montante deverá ser transferido para Reserva de Lucros (se credor) ou para Prejuízos Acumulados (se devedor)

3) Ultima duvida, a empresa que distribuir o lucro, vi uma serie de opções para faz.er essa distribuição, a maioria delas jogando o valor do resultado para o passivo em uma conta de lucro e dividendos a distribuir, nesse sentido eu posso distribuir os valores dentro do mesmo exercicio? exemplo: fechei o resultado em 31/12 deu lucro, zerei o saldo, jogo para o passivo e distribuo no mesmo dia 31/12?

Se você for pagar no mesmo dia, não há a necessidade de constituir um passivo.... tu podes creditar diretamente a conta de caixa/banco, pois no fim das contas, o saldo de Dividendos a Pagar estaria zerado mesmo assim.

há 9 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 13:42

Marcio, agradeço a atenção!!!

ultima duvida, neste caso então o balanço não demonstrará o valor do lucro aurefido no exercicio correto? só irá mostrar saldo de prejuizo se houve ou reserva de lucro, está correta essa afirmação?

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 22:18

Rodrigo,

O balanço só poderá apresentar ou Reserva de Lucros ou Prejuízos Acumulados.

O lucro ou prejuízo do exercício é apresentado na DRE.

há 9 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2016 | 19:18

Amigo boa noite,

Surgiu uma ultima duvida, já que não posso manter o lucro acumulado, como faço para quitar uma divida de emprestimo da empresa para com socio quotista? transfiro o valor da conta lucro do exercicio para o caixa e pago?

obrigado!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade