x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.794

Centro de Custos - Nomenclaturas

Alexandre Gasparoto

Alexandre Gasparoto

Prata DIVISÃO 1 , Assessor(a) Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 17:25

Prezados,

Estamos criando Centro de Custos na empresa, surgiu a ideia de criar alem dos tradicionais: Administrativo, Comercial e Produtivo ( Operacional ), outros 2 Centros: Financeiro e Tributário, para melhor controle e distribuição dos Custos. Há algum problema nisso ou deve-se criar somente os 3 tradicionais ?

Temos 3 Unidades de trabalho: Escritorio Administrativo, Obra CSA e Obra Rodovia.

Assim sendo cada uma dessas unidades terá os 5 Centros de Custos criados para alocação dos custos e despesas e apuração do resultado final ?

Está correto isso? Solicito opiniões.

Grato pela atenção

Alexandre

ED SILVA

Ed Silva

Iniciante DIVISÃO 3
há 9 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 20:55

Olá Gasparoto,

Na determinação do centros de custos você deve levar em conta o volume de detalhe e informação que será gerada nesta unidade de negócio. Digo, deve atentar-se para criar centros de custos funcionai,s para que possa alocar custos e despesas para o que realmente é funcional. Te pergunto, um centro de custo Tributário talvez não gere informação e absorva despesa suficiente para ele ser funcional para empresa.

Não existe padrão de centros de custos e metodologia específica para estruturação, você deve simular uma lógica para aplicação, que não seja muito complexa, para que os operadores consigam facilmente alocar as despesas e custos, inclusive receitas.

Com o crescimento das empresas, depois de determinado tempo fica difícil gerenciar o que as pessoas estão alocando aos centros de custos, portanto o quão simples for para o operador entender o centro de custo dele , a função e a importância, melhor acurado será seu relatório.

Normalmente o Administrativo é absorvido pela Diretoria Financeira, consequentemente o maior gerador de custo costuma ser a Contabilidade ao invés do Tributário.

Faça uma avaliação e estruture de forma com que fique funcional e contenha informação relevante para tomada de decisão, centros de custos em excesso geram controles em que o custo da gestão é maior que a informação.

Espero ter ajudado.
@Oculto




Alexandre Gasparoto

Alexandre Gasparoto

Prata DIVISÃO 1 , Assessor(a) Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2016 | 21:03

Prezado Ed, boa noite !

Obrigado pelo apoio .

Seu conselho certamente será de grande valia.

Resolvemos criar o centro pelo método tradicional, afim de evitar futuras complicações com as contas.

Abs e sucesso,

Att.

Alexandre

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade