x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 4.342

Lançamento Contabil de quotas societária pagas pela empresa

Antonio Marcos M dos Santos

Antonio Marcos M dos Santos

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 17:05

Boa tarde,

Estou em dúvida sobre um lançamento contábil e espero muito a ajuda dos amigos e amigas pois sinceramente não sei como lançar a diferença no pagamento das quotas societárias:

Bom, tenho uma empresa que inicialmente possuía 04 sócios, seu Capital Social total de R$ 1.000.000,00.
Um dos sócios saiu e os restantes não quiseram adquirir suas quotas, sendo o sócio retirante indenizado pela empresa.

O sócio que optou por retirar-se da Sociedade possuía uma quota no valor de R$ 250.000,00, porém, de acordo com a apuração do haveres, etc... Chegaram ao valor representativo de R$ 1.000.000,00.

Sei que o Capital Social que era de R$ 1.000.000,00 foi reduzido e ficou em R$ 750.000,00 com os 03 sócios restantes.

Acredito que o lançamento de Redução de Capital esteja tudo certo mas minha dúvida esta em onde lançar os R$ 750.000,00 da diferença, em qual conta podemos lançar? Já pesquisei em inúmeros sites e nenhum demonstram clareza nas explicações, o mais perto que cheguei foi que deveria lançar esta diferença no Diferido e ir amortizando 5% a ano???

Como podem ver estou sem qualquer luz no fim do túnel, por favor, emprestem uma lanterna!

Obrigado e um abraço à todos!

Alexandre da Silva Messias

Alexandre da Silva Messias

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 17:18

Boa tarde, aqui na empresa aconteceu algo parecido com isso, mas a sociedade em si , com seus respectivos sócios, quando teve a retirada de um sócio da sociedade, decretou que a participação do sócio retirante fosse divido em iguais partes em seus percentuais, pois não mexia no capital registrado da empresa,e os lançamentos foi feito em despesa em resgate de cota.
Mas esse seu caso nenhum sócio ficou com parte do outro, então é novo.
Irei pesquisar, qualquer coisa posto aqui.

Att.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 17:20

Também estou especulando algo para te ajudar meu colega...

Sobre o Diferido, esta conta deixou de existir em 2007, apenas os saldos anteriores a esta data poderiam ser mantidos nesta conta. Novos aumentos estão vetados.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2016 | 12:32

Antonio,

O problema não é a questão da saída do sócio e a redução do CS. Nesse aspecto, esta é uma operação simples.

O complicado é que a empresa pagou um ágio sobre quotas de sua própria emissão. Quais eram os saldos das demais contas do PL?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade