Bom dia Diego!
Pelo que entendi, são empresas distintas, apenas administradas por parentes. Então o que está acontecendo é uma CONFUSÃO PATRIMONIAL, muito comum em empresas assim, porque os administradores não pensam individualmente, e aí tendo que pagar uma conta, a empresa devedora não tem dinheiro na hora, eles pegam e pagam com dinheiro de outra... Isso uma hora vai dar um problema muito sério, porque o fico quando pegar, vai somar tudo entre as empresas, principalmente o faturamento, e vc não diz, mas se elas estiverem no Simples, podem ser até desenquadradas e isso retroativamente.
Para voce acertar isso, você deverá primeiro abrir contas no ativo e passivo de cada empresa, com o título de MUTUO e a cada transação, fazer um contrato de mútuo, com vencimento para pagamento e juros, digamos de 3% ao ano.
No dia do vencimento, a empresa devedora deverá PAGAR o valor atualizado para a empresa credora, assim, você DIMINUI o risco de uma autuação por parte do Fisco.
O mais importante é você passar para o seu cliente/patrão, que do jeito que estão fazendo traz muitos riscos para TODAS as empresas do grupo, e que de agora em diante eles não façam mais isso.
Sds
Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...
Meus filhos... minha vida