x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.358

Duvida sobre Lucro Real - Desconto Obtido

JONAS BARROSO LOMILER

Jonas Barroso Lomiler

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2016 | 17:46

Olá.
Podem me ajudar? Por favor!
Tenho algumas duvidas.

Imaginem o seguinte:

Meu fornecedor emitiu uma nota fiscal no valor de R$ 50.000,00 onde o valor unitário era R$ 1,00. A negociação é considerada "à fixar". Ou seja, esse valor de R$ 1,00 o unitário é apenas simbólico. Futuramente o valor a ser pago ao fornecedor será "fixado". E geralmente é fixado a maior ou a menor que o preço que foi emitido a nota fiscal.

Caso o fornecedor fixe o valor a ser pago em R$ 0,50 o unitário, terei que pagar a ele apenas R$ 25.000,00. Porém, ele me emitiu um documento fiscal no valor de R$ 50.000,00.

As duvidas são:
1) Se eu "baixar" os R$ 25.000,00 como desconto obtido, este se tornará base de calculo para o Lucro Real?
2) Nesse caso, eu poderia fazer uma "devolução de valor" ao fornecedor "anulando" esses R$ 25.000,00 e alegando o motivo nos dados adicionais?

Se puderem me ajudar com isso serei muito grato!
Obrigado!

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2016 | 14:05

Boa tarde Rômulo!

Como não haverá movimentação de estoque você pode ter duas opções.

1 - Fazer a devolução TOTAL da nota original e o fornecedor emitir uma outra nota com os valores corretos, ou:

2 - Você contabiliza a diferença em Descontos Obtidos
D - Fornecedores (PC)
C - Descontos Obtidos (R)

O desconto obtido incidirá sim sobre a B.C. na apuração do L.REal e da CSLL, já que é uma receita financeira, por isso na minha opinião a opção 1 é a melhor saída para você.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: