x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.339

Lançamento de ajuste de empréstimos

Elaine Belisário

Elaine Belisário

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2016 | 10:30

Caros colegas, bom dia!

Estou com uma duvida: Ao fazer o levantamento dos empréstimos adquiridos por uma determinada empresa junto a uma instituição financeira, percebi que o saldo da conta contábil não equivale ao que realmente a empresa deve a esta instituição, ou seja, na contabilidade a empresa deve um valor menor do que realmente está explicito no extrato de financiamento enviado pela empresa. O valor da diferença é de 300.000,00 (aproximadamente). Estive fazendo uma busca no fórum através de pesquisa sobre o assunto mas fiquei ainda assim com duvidas de como proceder de forma correta para ajustar essa conta contábil.
Gostaria da opinião dos colegas para me ajudarem a resolver esse problema de forma correta e de acordo com as novas normas contábeis.

Desde já agradeço pela atenção!

Alex Machado

Alex Machado

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2016 | 10:32

Oi,

Esse problema pode ocorre quando o registro do pagamento é feito sem apropriar a despesa com juros:

Exemplo: pagamento de R$ 1.000,00 de empréstimo, sendo 800,00 de amortização e 200,00 de juros:

Como , provavelmente, foi feito na sua contabilidade:

D- Empréstimos a pagar - 1.000,00
C- Bancos - 1.000,00

A forma correta:

D- Empréstimos a pagar - 800,00
D- Juros s/ empréstimos - 200,00
C- Bancos - 1.000,00

Notou que no primeiro exemplo foi pago uma valor maior de amortização? Se for o caso, leia guia:

clique aqui

Se não for essa situação, entre no razão a partir da data que o saldo está errado e procure por lançamentos feitos nessa conta que não deveriam estar ali.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: