x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 784

contabilização de depreciação

Cristiano.

Cristiano.

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2016 | 17:39

boa tarde

empresa do lucro real

no ano de 2011 gerou uma depreciação e duplicou o valor, deveria ser depreciação no valor de 150,00 e gerou 300,00

agora o saldo no balanço em depreciação acumulado esta com o valor duplicado.

como eu faço para acertar isso?

d- depreciação acumulada no valor de 150,00
c- ????? (estou na duvida dessa conta)

sendo que na apuração do lucro real ele me descontou os 300,00 na base de calculo e o correto seria so me decontar os 150,00

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2016 | 20:41

Cristiano,

neste caso não vejo outra forma a não ser você creditar a conta de " ajustes de Exercicios anteriores" porque a referida despesas foi duplicada no ano de 2011...

Gilmar Jesus Mendes
Cristiano.

Cristiano.

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2016 | 08:40

bom dia Gilmar.

Certo faço o ajuste, mas por certo eu nao teria que recolher o irpj e csll? porque na epoca descontou esse valor da base e o imposto foi menor.

eu posso fazer esse tipo de ajuste demonstrando que nao foi recolhido imposto sobre esse valor? porque tenho q explicar em nota explicativa esse ajuste.

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2016 | 10:37

Cristiano,
exatamente o correto seria fazer este recolhimento, justamente porque descontou da base de calculo, mas neste caso devo acho que haverá também retificação das obrigações acessórias ref. aos impostos envolvido.

Gilmar Jesus Mendes
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2016 | 13:36

boa tarde,

Outra opção, seria lançar numa conta chamada "Resultados Extraordinários" no grupo de outras receitas/despesas operacionais, pois desta forma você acertaria sua conta de depreciação acumulada e já oferecia a tributação do valor depreciado a maior.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade