x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.864

Provisão IRPJ Adicional

Rafael do Amaral Riva

Rafael do Amaral Riva

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2016 | 15:35

Ola caros colegas, Gostaria de saber como devo proceder para fazer a provisão de Adicional de IRPJ (empresa lucro presumido) no seguinte caso:

Exemplo: no mês de Janeiro de 2015 a empresa faturou R$ 100.000,00 e em fevereiro e março de 2015 faturou R$ 50.000,00 em ambos os meses, a pergunta é sou obrigado a fazer a provisão de adicional dentro do mês de janeiro e depois no ultimo mês do trimestre eu faço um lançamento reverso?ou não lanço nada em nenhum mês? pois no mês de janeiro não sei se vou ter adicional ou não...
E se caso nos tres meses ela tivesse faturado R$ 100.000,00? eu tenho q fazer a provisão mensalmente do adicional ou posso fazer no ultimo mês do trimestre?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2016 | 07:15

Bom dia Rafael,

Os 10% do adicional do IRPJ é devido sobre a parte do lucro que exceder a R$ 20.000,00 multiplicado pelo número de meses no trimestre, ou seja, R$ 60.000,00 trimestrais. No exemplo dado por você, mesmo que o percentual de presunção fosse de 8% não haveria adicional.

Não se torna necessária a provisão antecipada para o adicional em hipótese alguma. Faça-a apenas nos finais dos trimestres, se devida.

...

Rafael do Amaral Riva

Rafael do Amaral Riva

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2016 | 08:07

Bom dia Saulo e obrigado. Mas então se eu contabilizar mês a mês o adicional eu estarei contabilizando errado mediante a receita e o CFC? pois temos casos que o cliente exige que a provisão do IRPJ seja feita mês a mês para ter uma prévia do valor a pagar....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade