Luiz José
Emérito , Contador(a)Bom dia Amigos.
Recebi um questionamento em meu e-mail vou colocar aqui para conhecimentos dos amigos.
Sou contadora formada pela PUCRS em 2002, porém trabalho na área à pouco tempo e descobri o fórum à poucos dias.
Estou tentando me cadastrar, porém o site não esta aceitando novos usuários, então localizei seu email, e como moderador, talvez possa me ajudar ou até encaminhar minha pergunta a outro moderador que possa.
Trabalho com meu pai em um escritório de contabilidade, e temos como cliente uma agência de turismo que nunca havia feito contabilidade.
A agência presta serviço exclusivamente no campo da intermediação(vende em nome de terceiros) passeios e viagens.
Eles possuem conta jurídica, onde os terceiros depositam valores para que a agencia retire sua comissão e devolva o restante. A receita da empresa é somente a comissão retida, e ao final do mês é emitida uma nota para cada terceiro com o valor total das comissões do mês.
Creio que o correto seria abrir uma conta cliente para cada terceiro, onde o saldo ao final do mês ficaria credor exatamente no valor da nota emitida das comissões, então eu lançaria esse valor a debito na conta cliente(AC) e a credito na conta de receita de comissoes (DR) zerando o saldo, correto????
O problema é que meu cliente não tem controle nenhum sobre o saldo dessas contas, não sabem me informar o saldo delas no final de 2007. Como faço o balanço de abertura?? Começo a lançar os valores do extrato sem ter um saldo inicial??? Essas contas nunca irão zerar e hora terão saldo credor, hora saldo devedor, posso fazer dessa forma???
Desde já agradeço a atenção e aguardo uma resposta.
É isso ai vamos ajudar nossa amiga.
Friedrich Nietzsche