x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 10.819

Lucro Real - planilha de cálculo

Juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2016 | 09:30

Bom dia.



Quero compartilhar uma planilha do Excel, que utilizo para fazer o cálculo do IRPJ e CSLL de uma empresa de Lucro Real.
Gostaria de saber se o raciocínio está correto e além disso, gostaria de mais explicações sobre a última coluna AJUSTE ANUAL, é primeira vez
que faço.

Minhas dúvidas são: Em que momento surge o SALDO NEGATIVO? Ele deve ser informação na ECF/Sped Contábil?


Att.

Marcio Mourão

Marcio Mourão

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2016 | 11:28

Bom dia.

Os valores recolhidos, retidos e outros casos, quando não aproveitados dentro do exercício fiscal, irão virar saldo negativos no 1º dia do exercício seguinte.

Exemplo;

Irrf s/ aplicação financeira - Retenção realizada pelo banco em 2015 - R$ 5.000,00
A empresa apresentou prejuízo fiscal durante todo o ano de 2015, em 1º de janeiro de 2015 o valor retido pelo banco, R$ 5.000,00, irá virar saldo negativo.

Quanto ao ECF/Sped, infelizmente não lhe ajudar.

Espero ter ajudado.

Att.,

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2016 | 09:02

bom dia !!

O saldo negativo de IR/CS apurado no exercício irá ficar demonstrado na ECF no Registro N630 linhas 20 ou 24 no caso do IR e no Registro N670 na linha 19 no caso da CS. Por essas informações que a RFB vai identificar os saldos negativos para serem compensados nos próximos exercícios.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade