x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.482

Contabilização Desistência de Compra de Imóvel

Carlos Henrique de Sousa

Carlos Henrique de Sousa

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2016 | 14:50

Boa tarde Pessoal!

Estou com uma duvida.
Tenho uma empresa que comercializa imóveis a prazo, onde o cliente paga mensalmente as parcelas do total do bem.
Porém, alguns desses clientes eventualmente cancelam o contrato e minha duvida é como contabilizar esse cancelamento, visto que a empresa reembolsa uma quantia e retem outra a titulo de penalidade por rompimento contratual.

Pela Venda dos Terrenos eu lanço

D - Clientes a Receber (Ativo Circulante)
C - Venda de Lotes (Receitas)

Pelo Recebimento das parcelas

D - Caixa (Ativo Circulante)
C - Clientes a Receber (Ativo Circulante)

Como seria o lançamento da desistência da compra?

Desde já agradeço.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Domingo | 31 janeiro 2016 | 20:36

Boa noite, Carlos Henrique de Sousa

Por favor informe se os imóveis em questão são terrenos (loteamento), unidades habitacionais em construção ou com construção encerrada, bem como o regime de tributação da empresa.

Faço esta pergunta porque a contabilização de atividades imobiliárias tem suas particularidades e dependendo das características dos bens comercializados e posteriormente devolvidos, os procedimentos contábeis têm técnicas específicas

Estamos no aguardo.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade