x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 599

Transferência de Crédito de ICMS entre empresas Matriz e Fil

Denner Gomes Rodrigues

Denner Gomes Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Sistemas
há 9 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2016 | 17:28

Boa tarde,

Verifiquei alguns fóruns nesse site, mas não consegui chegar a uma conclusão de como contabilizar tal fato.

O fato é o seguinte:
Existe uma empresa matriz e uma filial com a contabilidade centralizada na Matriz. A matriz compra um bem para o Imobilizado, sendo que isso deu um Crédito de ICMS de Ativo imobilizado para a matriz. Com isso na compra do Bem, registramos assim:

Empresa Matriz
D - Bem (Ativo Imobilizado)
C - Caixa
Valor do Bem

D - ICMS a Recuperar
C - Bem
Valor do Crédito de ICMS

Após alguns meses de depreciação do Bem, e de apropriação de algumas parcelas do crédito de ICMS, a empresa transfere o bem para a empresa Filial. Os lançamentos de transferência do bem em si, eu não tenho duvida.

Minha duvida é com relação ao valor restante do crédito de ICMS. No caso, como eu contabilizaria isso? Teria que pegar esse valor que está na contabilidade da Matriz, e inserir ele na contabilidade da Filial.

Mas como eu faria isso?

Tenho em mente que esse lançamento não poderá passar pelo resultado, mas não consegui uma forma de levar esse valor para a filial, e Zerar o valor na conta ICMS a recuperar da Matriz.

Vocês podem me ajudar?

Obrigado desde já!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade