x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 347

Correção de Conta Indevida

Fabrícia Souza

Fabrícia Souza

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2016 | 14:55

Boa tarde pessoal!

Estou finalizando o fechamento anual de 2015. Porém analisando varias contas, encontrei uma conta Banco (Ativo) com saldo devedor.
Levantando informações, foi verificado que este banco foi criado com a finalidade de zerar uma Conta Garantida (Passivo)
Voltei todos os lançamentos desde 2013 (ano onde aconteceu o zeramento) e verifiquei que este lançamento foi efetuado indevidamente.
E agora este valor esta impactando meu fechamento, pois trata-se de uma conta patrimonial.
Como posso efetuar essa correção?
D - Ajuste do Exercicio Anterior
C - Banco X (Banco criado indevidamente)

????

Poderiam por favor, me ajudar?
Posso efetuar uma correção de 2013 no ano de 2015?

Desde ja agradeço a atenção de todos;

Fabrícia Souza
Assistente Contabil

Visitante não registrado

há 9 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2016 | 15:31

A Lei das Sociedades por A~6es determina que se contabilize diretamente na conta de Lucros Acumulados, sem transitar pela Demonstração do Resultado do Exercicio, os Ajustes de Exercicios Anteriores decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

D.Ajustes exercícios anteriores ( PL)
C. Banco X. ( ATIVO )

Ref. a questão, está marcado.

Fonte CPC 23

Espero ter ajudado,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade