Junior
Bronze DIVISÃO 2 , Não InformadoPrezados,
De antemão aviso que não sou contador, quanto a isso peço desculpas pela falta de conhecimento.
Estou enfrentando a seguinte situação:
- Sociedade limitada
- Vontade de dissolver a sociedade
- Divisão de ativos
- Feita alteração contratual desincorporando bens com a respectiva redução de cotas
- Estou questionando os valores utilizados cotas x valor dos bens
- 2 tipos de bens: sócio 1 tem apartamentos de renda, sócio 2 tem terrenos
- Determinada alteração contratual levou em consideração os valores dos bens no livro razão (contas: imóveis de renda e terrenos)
- Acontece que percebi que no Balanço Social existe depreciação de imóveis, mas no razão, até a desincorporação só existe ajuste para cima.
- Ou seja, sócio 1 tirou imóveis com redução de cotas (com valor contábil) mas sem reduzir a depreciação destes bens. Sócio 2 retirou terrenos ajustando alguns para baixo e outros para cima. Ambos foram reduzidos na mesma proporção 50%, 50%.
- Caso fosse feito a valor de mercado, a proporção ficara 65%(terrenos)/35%(apartamentos)
Diante do exposto pergunto:
1- O Livro Razão não deveria registrar a depreciação e consequentemente reduzir o valor dos apartamentos?
2- A redução de cotas é feita por critério contábil ou valor de mercado? (acho injusto você dividir uma sociedade sendo que cada sócio tem 50% e os bens distribuídos de forma contábil ficam 65% para um e 35%).
Obrigado,