x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.447

ECD - cadastro do plano de contas

Claudio Aguilar Brentan

Claudio Aguilar Brentan

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 10 setembro 2008 | 11:38

Olá,
Bom dia a todos,

Se possível, gostaria de esclarecer algumas duvidas da ECD com relação ao cadastro do Plano de Contas.

São elas:

Com relação ao " Manual de Orientação do Leiaute da Escrituração Contábil Digital - LECD " item 2.2.7 Registro I050: Plano de Contas constam 4 ( quatro ) níveis de conta que vão de 1 até 4. Em qual desses níveis se encaixa a conta analítica? No exemplo que consta no Manual o nível quatro seria, aparentemente, também uma conta sintética ( Caixa ), sendo que abaixo dele viriam as contas contábeis analíticas do caixa, como por exemplo "Caixa Filial I", "Caixa Filial II", etc... Posso criar um nível 5 ( cinco ) para cadastrar as contas analíticas ou tenho que utilizar, obrigatoriamente, o nível quatro?

De que forma posso referenciar todas as contas do plano de contas da empresa com o Plano de Contas Referencial conforme descrito no item 2.2.8. Registro I051?

Sei que esse é um assunto complexo, mas nosso Depto. de TI está providenciando a implantação da Escrituração Contábil Digital e não foi possível continuar devido a essas duvidas .Infelizmente nem mesmo o professor do curso de ECD do qual eu participei conseguiu dirimir a duvida.
Se alguém souber, me ajude.
Grato pela atenção dos colegas,

Cláudio Aguilar Brentan

Sergio Roberto Bueno

Sergio Roberto Bueno

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 10 setembro 2008 | 11:52

Bom dia,

Você pode criar um nível 5, mas apenas como relatório gerencial/auxiliar, porém deverá resumir todas as operações em 01 conta somente.

No plano de contas oficial, se você tiver 5 contas em bancos, deve constar apenas 01 conta "Bancos conta movimento".
Essa foi a orientação que tivemos para um problema identico. Procedimento semelhante ao preenchimento da DIPJ.

Sergio

Sds,
Sergio Roberto Bueno

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade