Aurelio Diovani Gomes
Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeBom dia,
Temos uma empresa em nosso escritório que no ano de 2014 era optante pelo Simples Nacional, em 2015 passou a ser Lucro Presumido e agora em 2016 está optando pelo Lucro Real.
Estamos com dificuldade de importação dos valores contábeis existentes da empresa, pois solicitamos ao empresário que fizesse um levantamento da real situação da empresa. Como era lucro presumido a empresa enviava os dados de maneira massificada, sem muita discriminação e com falta de envio de vários documentos. A situação real da empresa diverge com o registro contábil existente em 31/12/2015.
A vontade do empresário e que apartir de 2016 a situação contábil da empresa seja exatamente como ele nos apresentou e que, como lucro real agora, a mesma ´será sempre fidedigna a realidade contábil/financeira/patrimonial, pois enviará todos os documentos necesários para os registros devidos,.
Eis que se refere nossa menção no segundo parágrafo, pois se importarmos todos os valores registrados em 2015, continuaremos com a diferenção de valores.
Assim, a questão que apresentamos é a seguinte:
01) É possivel iniciarmos em 2016 a contabilidade na modalidade Lucro Real com os valores apresentados pelo empresário, começando como se fosse uma empresa nova ?
02) A mesma poderia, em função da demanda, contabilizar as compras a prazo, gerando uma única conta a pagar ao invés de uma conta para cada fornecedor ? Seria um procedimento correto/legal ?
Informamos ainda que na empresa nova, sem prejudicar os saldos, poderiamos importar os dados da folha de pagamento(pessoal), produtos do sistema fiscal e sistema patrimonial.
Sendo o que tinhamos para o momento, na espera e certeza de uma atenção e resposta, desde ja deixamos nossos agradecimentos