Beatriz Maria Baldissera
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Empresa optante pelo simples recebe nota fiscal de entrada de remessa de vasilhame ou sacaria (CFOP 6.920). Como deve ser feita a contabilização dessa entrada??
Obrigada!
respostas 17
acessos 124.781
Beatriz Maria Baldissera
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Empresa optante pelo simples recebe nota fiscal de entrada de remessa de vasilhame ou sacaria (CFOP 6.920). Como deve ser feita a contabilização dessa entrada??
Obrigada!
Vera Lucia
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeCFOP 6.920 - Retorno de mercadoria utilizada na industriliação por encomenda
a empresa é uma industria ? foi emitido uma nota fiscal de saida dessa empresa ?
Beatriz Maria Baldissera
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Esse é o CFOP da NF da entrada emitida por uma indústria.
A empresa que vai dar a entrada na NF (que adquiriu os pallets, no caso) é uma empresa comercial.
Nao foi feita NF de saída, pois a mesma vai utilizar esses pallets.
Hélio Pedro de Jesus
Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidadeboa tarde!!
alguem sabe me dizer quais são as principais diferenças entre uma sociedade por quotas(limitada) e uma sociedade por ações???
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBoa tarde, Hélio
Bem vindo ao Fórum.
Observe que você postou a dúvida na sala errada; estamos na sala de "Contabilidade em Geral".
Por favor, repita a questão na sala "Registro de Empresas"
Boa sorte
PS: antes de perguntar, lembre-se de pesquisar
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Hélio Pedro de Jesus.
Veja bem, poste sua dúvida na sala de registro de empresas, o pessoal que por ali transita, saberá lhe dar uma boa definção, ok?
Vale lembrar, que a sala denominada "contabilidade geral" como o próprio nome sugere, é para tratarmos de assuntos inerentes às contabilizações das transações contábeis que norteiam nosso dia-a-dia de labuta contábil.
Sds.
Beatriz Maria Baldissera
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Entrou uma dúvida do Hélio e a minha não foi sanada!!
SERÁ QUE ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR???
Obrigada!
Vera Lucia
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeBOA TARDE BEATRIZ
No meu entendimento se é uma nota de entrada que a firma está recebendo, com o codigo CFOP 6.920 - Retorno de mercadoria utilizada na industriliação por encomenda, essa empresa está emitindo uma nota fiscal de saida de uma mercadorias que anteriormente ela recebeu, pois o codigo 6.920 é de saida, por isso que fiz a pergunta.
A sua empresa recebe uma mercadoria com cod de retorno de mercadorias utilizada na industrialização por encomenda, entendo que foi enviado uma materia prima para essa empresa industrializar e ela está devolvendo para o seu consumo.
Normalmente nesse caso teria uma nota fiscal de saida de sua empresa enviando a materia prima, a outra empresa industrializa e devolve para vc com esse codigo e emiti uma nota fiscal ref ao serviço efetuado.
Essa nf seria uma nf de simples remessa a qual deverá ser contabilizada em contas de compensação, mas tem que existir a nf de entrada e de saida.
se minha interpretação não estiver correta, por favor me informe
grata
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Boa tarde Beatriz e Vera,
Você está recebendo vasilhame ou sacaria em remessa; CFOP 6.920 - Remessa de vasilhame ou sacaria. Irá lançar no Livro de REg. Entradas com o CFOP 2.920 - Entrada de vasilhame ou sacaria e na contabilização você irá lançar em contas de compensação, debitando no ativo e creditando no passivo. Veja no seu plano de contas, deve ser o último grupo do Ativo e também do passivo. Como a Vera disse, verifique sempre as entradas e saídas, para as remessas precisa sempre haver retorno.
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Beatriz, veja exemplo no plano de contas;
Ativo
19 -CONTAS DE COMPENSAÇÃO
191 -REMESSAS E RETORNO DE MERCADORIAS
1911 -Remessa e Retorno de Mercadorias
1911.01 Remessa e Retorno de Mercadorias
Passivo
29 - CONTAS DE COMPENSAÇÃO
291 -REMESSAS E RETORNOS DE MERCADORIAS
2911 -Remessas e Retornos de Mercadorias
2911.01 -Remessas e Retornos de Mercadorias
Pela entrada;
D - 1911.01 Remessa e Retorno de Mercadorias
C - 2911.01 -Remessas e Retornos de Mercadorias
No retorno de remessa você faz o lançamento invertido onde será zerada as duas contas.
Beatriz Maria Baldissera
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Muito obrigada Gilberto!!
Sua ajuda foi de muita valia!!
Andréia Costa Rosa
Bronze DIVISÃO 3 , Analista FiscalHoje nós compramos reforço duplex de um fornecedor de SC. Para chegar essa mercadoria até a nossa filial em SC mandamos o vasilhame(artok) para o fornecedor, que por sua vez coloca o reforço duplex dentro do artok e faz a venda(CFOP 5.101/5.102) para a empresa em SC e o retorno do vasilhame para fechar a operação de remessa e retorno vasilhame.
A venda dessa mercadoria não será mais feita para a empresa em SC e sim para nossa filial em GO, neste caso, a empresa de SC continuaria a mandar as remessas de vasilhame(se possível) e não haveria mais o retorno físico para SC e sim só simbólico.Assim sendo, pergunto:
É possível retornar simbolicamente para SC os vasilhames?
Há possibilidade de continuar a operação nesta nova sistemática?
Alguem poderia me ajudar.
Grata pela atenção.
Cleidival Aguiar dos Santos
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeBom dia Senhores.
Uma Empresa que fazemos contabilidade está fazendo vendas fora do Estabelecimento, ou seja:
5.904 - Remessa para venda fora do estabelecimento
5.104 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, efetuada fora do estabelecimento
1.904 - Retorno de remessa para venda fora do estabelecimento
Por gentileza; preciso de uma ajudinha em como irei contabilizar essas Remessas e esses Retornos? Desde já agradeço pela atenção!
Camila
Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)Bom dia!
Trabalho em uma distribuidora de frutas e utilizamos embalagens retornáveis para acondicionar as frutas que são vendidas. Como não vendemos as caixas, enviamos nota de remessa de vasilhame ao cliente para que o mesmo retorne as embalagens com uma nota de retorno de vasilhame. A minha dúvida seria: Caso o cliente não devolva nossas embalagens a nota de remessa enviado à ele nos dá embasamento legal para efetuar essa cobrança?
Fico no aguardo das respostas, agradecendo antecipadamente a atenção!
att.,
Camila
Karina Fernanda Moro Beraldi
Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente ContabilidadeAndréia Costa Rosa
É possível sim fazer a devolução dos Vasilhames simbolicamente, porém ambas as partes tem que estar cientes do fato, porém abre-se uma brexa para haver cobranças futuras, já que não haverá a devolução física do produto.
Karina Fernanda Moro Beraldi
Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente ContabilidadeCamila
Se você tiver o canhoto da nota a qual foi enviado a remessa assinada e carimbada pelo destinatário você poderá cobra-lo que seja feita a devolução do produto remetido.
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Olá bom dia Camila!
Veja no RICMS-SC, que está operação está amparada pelo benefício de isenção desde que o mesmo retorne em condições de uso, se não houver retorno, a empresa pode emitir uma nota fiscal de venda para o cliente e tributar normalmente de acordo com a legislação.
RICMS - ANEXO 02 - Benefícios Fiscais
VII - a saída de vasilhames, recipientes e embalagens, inclusive sacaria (Convênio ICMS 88/91):
a) quando não cobrados do destinatário ou não computados no valor das mercadorias que acondicionam e desde que devam retornar ao estabelecimento remetente ou a outro do mesmo titular;
b) em retorno ao estabelecimento remetente ou outro do mesmo titular ou a depósito em seu nome, devendo o trânsito ser acobertado por via adicional da Nota Fiscal relativa à operação de que trata a alínea “a” ou pelo DANFE referente à Nota Fiscal Eletrônica de entrada referente ao retorno (Convênio ICMS 118/09);
Pesquise a tributação deste vasilhame, se não encontrar especificamente deverá ser usada a alíquota cheia do seu estado.
RICMS-SC > http://200.19.215.13/legtrib_internet/index.html
Abraços
Laís de Matos
Prata DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeBoa tarde Gilberto C. Olgado;
Estou configurando o sistema da empresa onde trabalho,
ajustando as contas financeiras e interligando estas as contas contabeis;
Acontece que também fiquei em dúvida com a questão da contabilização da Remessa,
Nosso caso, vendemos produtos líquidos, onde tanto cliente, também quanto fornecedor, traz e leva vasilhames (neste caso containers de 1000L)
Como devo contabilizar?
Já sei que em ativo compensatório,
Mas digamos que
na nossa remessa, enviando o container, utilizamos o ativo ou passivo?
E na entrada?
E mais, no final do período, digamos de 1 mês, eu lanço 1 conta contra outra (Ativo x Passivo)?
Fico no aguardo de um retorno,
Agradeço desde já.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade