x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 4.836

Contabilizar Entradas em uma Lanchonete

Milton Beserra

Milton Beserra

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 18:01

Ola a todos.

Antes de fazer esta postagem, eu fiz algumas pesquisas neste forum, mas, mesmo tendo adquerido muita informacao em termos gerais, mesmo assim, me restaram algumas duvidas especificas no meu caso.

Minha esposa tem uma cafeteria localizada em Fortaleza -Ce , que alem de vender cafe, vende lanches, sucos,refrigerantes, sorvetes, etc. No caso dos sorvetes, ela mesma os fabrica.
A contabilidade e' feita pelo regime Simples Nacional.

As Materias-Primas para fabricacao dos sorvetes sao adqueridas dentro do Estado e fora do Estado acompanhadas de notas fiscais.

As mercadorias para revenda, como refrigerantes, aguas, etc; e os insumos para preparacao de lanches, sucos, etc, sao compradas em supermercados ou pequenos armazens, os quais emitem apenas cupons.

- Primeira duvida : com relacao as materias-primas, eu tenho lido no forum que nao se pode fazer a recuperacao dos impostos, (ja que a venda sera' para consumidor final), isto e', contabilmente, da-se entrado no estoque pelo valor total, incluindo-se os mesmos.
Mas quando e' adquerida de outro Estado onde a aliquota e' diferente, qual o procedimento, e como faze-lo??? Gostaria que, se possivel, me demonstrassem um exemplo com a forma de calcular e os lancamentos contabeis.

- Segunda duvida : com relacao as mercadorias para revenda, tais como refrigerantes, aguas, etc, posso deduzir que o procedimento e' o mesmo utilizado para as materias- primas ??? E se vender cerveja em lata, nesse caso especifico, teria que ser feita a substuicao tributaria ??? Caso afirmativo gostaria que, se possivel, me demonstrassem um exemplo com a forma de calcular e os lancamentos contabeis.

- Terceira duvida : como foi dito acima, as mercadorias para revendas, como tambem, os insumos para preparacao de lanches e sucos sao comprados em pequenos estabelecimentos locais, os quais emitem (e quando emitem), apenas o cupon fiscal.
Eu tenho lido neste forum algumas opinioes controversas sobre o fato de um cupon fiscal, poder ou nao poder, ser apresentado como comprovante fiscal.
Gostaria de jogar novamente, esta questao no ar.

- E por ultimo, seria pedir demais os seguintes CFOP ??

- Compras de Materias-Primas, que serao utilizadas na fabricacao de sorvetes, que serao vendidos a consumidor final, adqueridas DENTRO do Estado.

- Compras de Materias-Primas, que serao utilizadas na fabricacao de sorvetes, que serao vendidos a consumidor final, adqueridas FORA do Estado.

- Compras de Mercadorias para Revenda a consumidor final (Refrigerantes, Aguas, etc.)

- Compras de Mercadorias (insumos) a serem utilizados na preparacao de lanches e sucos.

- Compras de Materias auxiliares diversos ( Guardanapos, canudinhos, materiais de limpesa, etc.

- Vendas de Sorvetes

- Vendas de Refrigerantes, Aguas, etc.

- Vendas de lanches, sanduiches, sucos, etc.

Fico imensamente agradecido a todos por quaisquer ajuda que possam dar.

Milton Beserra.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: