x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 22.551

Dedução da Receita ou Despesas?

Fabianne Monteiro

Fabianne Monteiro

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 10:17

Olá...
Gostaria de saber qual a diferença no resultado final do balanço na hora de contabilizar ISS no grupo de dedução da receita e não no grupo de despesas?

Grata!

Att,

Fabianne Monteiro
Auxiliar Fiscal e Contábil
Edilan Pinho Bohrer

Edilan Pinho Bohrer

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 14:17

Boa tarde.

ISS no grupo de redução de receitas é o ISS referente os seus serviços, que a empresa prestadora do serviço recolhe.

ISS no grupo de despesas ou custo é o ISS retido na fonte, ou seja, é o imposto que a empresa tomadora do serviço recolhe.

Abraço.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 15:10

Boa tarde Edilan Pinho.

ISS no grupo de despesas ou custo é o ISS retido na fonte, ou seja, é o imposto que a empresa tomadora do serviço recolhe.

Este modelo seria no caso de uma ME, já que ela não pode se beneficiar do ISS retido. No caso de uma empresa normal ( não optate pelo Simples Nacional) o lançamento seria no Ativo Circulante, concorda comigo?

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Edilan Pinho Bohrer

Edilan Pinho Bohrer

há 16 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 15:25

Este modelo seria no caso de uma ME, já que ela não pode se beneficiar do ISS retido. No caso de uma empresa normal ( não optate pelo Simples Nacional) o lançamento seria no Ativo Circulante, concorda comigo?

Em parte. O lançamento no Ativo Circulante seria na contabilidade da empresa prestadora do serviço, e na Despesa da tomadora.

Para a tomadora, seria Despesa independente de sua tributação e na prestadora seria Ativo somente nas empresas normais.

Estou enganado em algum momento?

Abraços.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 16:00

Edilan, tenha paciência comigo, só estou tentando entender :)

Desculpe-me, mas não estou conseguindo seguir seu raciocino, talvez seja porque hoje é Sexta - feira J Vamos então aos exemplo, no caso de prestação de serviços com ISS retido na fonte teríamos os seguintes lançamentos.

Por ocasião da prestação do serviço:

No tomador dos serviços:
D - Serviço prestado por pessoa jurídica (CR) - R$ 1.000,00
C - ISS na fonte a recolher (PC) - R$ 20,00
C - Caixa ou banco (AC) - R$ 980,00

No Prestador dos Serviços:
D - Caixa/Bancos/Clientes (AC) - 980,00
D - ISS Retido a Recuperar (AC) - R$ 20,00
C - Receita de Prestação de Serviços (CR) - R$ 1.000,00
Diante do exposto não consigo ver o ISS retido como despesas

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 16:49

Olá Edilan, meu amigo Claudio Rufino já me alertou para meu equivoco, peço desculpas pelo transtorno causado, você esta corretissimo. Gostaria de pedir sua permissão para deletar as mensagens que não adicicionam em nada a pergunta da Fabilene e também para não confundir aos amigos com dúvida semelhante.

Friedrich Nietzsche
Edilan Pinho Bohrer

Edilan Pinho Bohrer

há 16 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2008 | 11:50

Olá Edilan, meu amigo Claudio Rufino já me alertou para meu equivoco, peço desculpas pelo transtorno causado, você esta corretissimo. Gostaria de pedir sua permissão para deletar as mensagens que não adicicionam em nada a pergunta da Fabilene e também para não confundir aos amigos com dúvida semelhante.

Olá Luiz José.

Nós estamos aqui para crescermos todos juntos, assim como o senhor se confundiu eu tambem poderia ter me confundido.

Quanto a deletar as mensagens, fica a seu critério, por mim tudo bem.

Ainda conversaremos bastante, assim espero.

Um abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade