x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.033

Contrato para refazer a contabilidade de um colega.

Geraldo Jorge de Lucena Costa

Geraldo Jorge de Lucena Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2016 | 10:07

Um profissional contábil é contactado por uma empresa para apresentar proposta para fazer uma contabilidade retroativa de um determinado ano. A Empresa informa que existe um contador atual mas não expõe as razões pela qual está querendo trocar o contador. Na ocasião da reunião para a transmissão do cargo de contador o contador atual expoe que, já concluiu o trabalho, já entregou os livros contábeis e o Balanço para a empresa e que não recebeu nenhum comunicado e justificativa das razões que a empresa tem para contratar outro profissional para "REFAZER" o seu trabalho, causando uma saia justa entre os dois profissionais. A pergunta que faço é: A empresa pode contratar outro contador para refazer a contabilidade já feita por um profissional contábil? O Contador novo pode aceitar esse trabalho e refazer ou está impedido em aceitar esse trabalho já feito pelo seu colega em função do Código de Ética? Qual a opinião dos colegas?

Geraldo Lucena
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2016 | 16:49

Geraldo Jorge de Lucena Costa,

Um caso bem delicado, agora essa troca o empresario pediu para o contador 2 fosse pegar toda a documentação no contador 1?

O erro ai partiu do empresario, pois ele agiu de forma errada. já que ele estava insatisfeito com os serviços do contador 1, o mesmo tinha que ter comunicado com uma certa antecedência, ate mesmo para o contador 1 ter feito todo o serviço na qual ainda cabia a sua responsabilidade, deve ser observado também se existe contrato assinado entre o contador 1 e o empresario. Outro erro foi o empresario ter mandando o contador 2 ter feito essa reunião colocar os 2 profissionais frente a frente, pelo menos foi o que eu entendi.

Minha opinião e a seguinte, antes de pegar o serviço eu iria fazer uma auditoria na empresa pra ver o que tem de errado pra depois dar uma explanação para o empresario, logo após fazia um contrato de prestação de serviço e pediria também uma carta do empresario solicitando os serviços contábeis do mesmo, mais do jeito que você explanou, fica realmente uma situação estranha eu não pegaria essa empresa não, pois a imagem do contador 2 e que o mesmo esta coletando cliente de outros profissionais.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Geraldo Jorge de Lucena Costa

Geraldo Jorge de Lucena Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 14:38

Daniel,

Perfeita sua analise. A empresa foi quem cometeu mais erros no episódio. Mas os dois contadores também. Pelo que vi, o contador 1 demorou a apresentar os trabalhos feitos e isso fez a empresa procurar o outro contador. O Contador 2, erro porque, sabendo da existência do contador 1, independente de este ter ou não apresentado o serviço, não deveria ter assinado contrato para trabalhar para a empresa.

Geraldo Lucena
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 16:26

Boa tarde!

Não dá para entender o contador 2, pelo que demonstrou não estar preparado, pois ele NUNCA poderia ter ficado frente a frene com o outro profissional, pois além de anti ético foi constrangedor.

Então meu caro Geraldo, caso um dos 2 forem colegas seus, oriente-os que quando isso acontece, troca de contador, o contador recém contratado deveria apenas aguardar a documentação que DEVERIA SER SOLICITADA pelo contratante ao outro contador, e assim proceder a conferência dos documentos entregues, etc.etc.etc., sendo que tudo estando ok, ele aceita o mesmo com reserva apenas do tempo de prescrição da fiscalização (5 anos), que é de responsabilidade do contador antigo.

Aí sim, com a documentação em seu poder e sendo o novo responsável pela contabilidade, caso o contratante queira que ele refaça ou audite o balanço apresentado, ele poderá até cobrar pelo serviço extra (refazer ou auditar) o serviço.


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.