x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.033

Contrato para refazer a contabilidade de um colega.

Geraldo Jorge de Lucena Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2016 | 10:07

Um profissional contábil é contactado por uma empresa para apresentar proposta para fazer uma contabilidade retroativa de um determinado ano. A Empresa informa que existe um contador atual mas não expõe as razões pela qual está querendo trocar o contador. Na ocasião da reunião para a transmissão do cargo de contador o contador atual expoe que, já concluiu o trabalho, já entregou os livros contábeis e o Balanço para a empresa e que não recebeu nenhum comunicado e justificativa das razões que a empresa tem para contratar outro profissional para "REFAZER" o seu trabalho, causando uma saia justa entre os dois profissionais. A pergunta que faço é: A empresa pode contratar outro contador para refazer a contabilidade já feita por um profissional contábil? O Contador novo pode aceitar esse trabalho e refazer ou está impedido em aceitar esse trabalho já feito pelo seu colega em função do Código de Ética? Qual a opinião dos colegas?

Geraldo Lucena
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2016 | 16:49

Geraldo Jorge de Lucena Costa,

Um caso bem delicado, agora essa troca o empresario pediu para o contador 2 fosse pegar toda a documentação no contador 1?

O erro ai partiu do empresario, pois ele agiu de forma errada. já que ele estava insatisfeito com os serviços do contador 1, o mesmo tinha que ter comunicado com uma certa antecedência, ate mesmo para o contador 1 ter feito todo o serviço na qual ainda cabia a sua responsabilidade, deve ser observado também se existe contrato assinado entre o contador 1 e o empresario. Outro erro foi o empresario ter mandando o contador 2 ter feito essa reunião colocar os 2 profissionais frente a frente, pelo menos foi o que eu entendi.

Minha opinião e a seguinte, antes de pegar o serviço eu iria fazer uma auditoria na empresa pra ver o que tem de errado pra depois dar uma explanação para o empresario, logo após fazia um contrato de prestação de serviço e pediria também uma carta do empresario solicitando os serviços contábeis do mesmo, mais do jeito que você explanou, fica realmente uma situação estranha eu não pegaria essa empresa não, pois a imagem do contador 2 e que o mesmo esta coletando cliente de outros profissionais.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 14:38

Daniel,

Perfeita sua analise. A empresa foi quem cometeu mais erros no episódio. Mas os dois contadores também. Pelo que vi, o contador 1 demorou a apresentar os trabalhos feitos e isso fez a empresa procurar o outro contador. O Contador 2, erro porque, sabendo da existência do contador 1, independente de este ter ou não apresentado o serviço, não deveria ter assinado contrato para trabalhar para a empresa.

Geraldo Lucena
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 16:26

Boa tarde!

Não dá para entender o contador 2, pelo que demonstrou não estar preparado, pois ele NUNCA poderia ter ficado frente a frene com o outro profissional, pois além de anti ético foi constrangedor.

Então meu caro Geraldo, caso um dos 2 forem colegas seus, oriente-os que quando isso acontece, troca de contador, o contador recém contratado deveria apenas aguardar a documentação que DEVERIA SER SOLICITADA pelo contratante ao outro contador, e assim proceder a conferência dos documentos entregues, etc.etc.etc., sendo que tudo estando ok, ele aceita o mesmo com reserva apenas do tempo de prescrição da fiscalização (5 anos), que é de responsabilidade do contador antigo.

Aí sim, com a documentação em seu poder e sendo o novo responsável pela contabilidade, caso o contratante queira que ele refaça ou audite o balanço apresentado, ele poderá até cobrar pelo serviço extra (refazer ou auditar) o serviço.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.