Hum, interessante essa pergunta.
Bem, eu não lançaria no grupo de INVESTIMENTO, pois tal grupo refere-se as participações em sociedade além dos bens e direitos que não se destinem à manutenção das atividades-fins da Entidade., o que não é o seu caso.
Dentro do grupo Ativo não circulante no sub-grupo INTANGÍVEL ,nesse sub grupo eu lançaria pois são classificados os valores que outras contas do Ativo Permanente em conformidade com a legislação anterior (ATIVO PERMANENTE), bem como as novas transações que representam bens incorpóreos , como marcas, patentes, DIREITOS DE CONCESSÃO, DIREITOS DE EXPLORAÇÃO, DIREITOS DE FRANQUIAS, direitos autorais, gastos com desenvolvimento de novos produtos etc...., ágio pago por expectativa de resultado futuro (FUNDO DE COMÉRCIO, ou goodwill).
Bem acho que resumindo esse caso não seria bem seria a aquisição do ponto de comércio mas por analogia creio que se enquadraria como FUNDO DE COMERCIO, que nada mais é que o conjunto de bens corpóreos (vitrine, mesas, cadeiras, computadores, máquinas e estoques) ou incorpóreos (ponto, nome, tecnologia, segredos do negócio, contratos comerciais, marcas e patentes...) e tem por objetivo facilitar o desenvolvimento da atividade mercantil de forma a obter mais sucesso.
Em se tratando de bem intangível então estamos falando em Amortização, passível de amortização nos termos dos artigos 325 e seguintes do RIR.
Quanto ao cálculo da amortização, deverá ser feita na vida útil do fundo de comércio.
Olha o que diz o CPC 04
Flávia , olha o que diz a Comitê de Pronunciamentos Contábies CPC 04 - Pronunciamento de técnico , inclusive dá exemplo da compra de uma lista de clientes,.
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 04
Ativo Intangível
Exemplos ilustrativos
Estes exemplos acompanham, mas não fazem parte do Pronunciamento Técnico CPC 04
Ativo Intangível.
Avaliação da vida útil de ativo intangível
A seguinte orientação proporciona exemplos sobre a determinação da vida útil de ativo
intangível de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 04.
Cada um dos exemplos seguintes descreve um ativo intangível adquirido, os fatos e as
circunstâncias que envolvem a determinação da sua vida útil e o reconhecimento
subseqüente baseado nessa determinação.
Exemplo 1 - lista de clientes adquirida
Uma entidade de marketing adquire uma lista de clientes e espera ser capaz de obter
benefícios da informação contida na lista por pelo menos durante um ano, mas não mais
do que três anos.
A lista de clientes deveria ser amortizada durante a melhor estimativa da administração
em relação à sua vida útil econômica, por exemplo: 18 meses. Embora a entidade possa
ter intenção de adicionar nomes de clientes e/ou outra informação à lista no futuro, os
benefícios esperados da lista de clientes adquirida relacionam-se apenas com os clientes
nessa lista na data em que foi adquirida. A lista de clientes também seria analisada quanto
à necessidade de reconhecimento de perda por desvalorização de acordo com o
Pronunciamento Técnico CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável de Ativos, ao avaliar
se há qualquer indicação de que a lista de clientes possa estar sujeita a uma perda.