x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 963

Luciano Carioni

Luciano Carioni

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Sábado | 13 setembro 2008 | 16:30

boa tarde a todos, alguém poderia me passar algum tipo de informação/legislação sobre a conta caixa, possuo situações em que ela está muito alta (em determinados clientes) e não consigo faze-los entender que é sonegação fiscal declarada (eles não tiram notas fiscais).

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Domingo | 14 setembro 2008 | 15:50

Boa tarde, Luciano


Inicialmente sabemos que por conta da crescente onda de violência as empresas (independente do porte) não deixam em sua tesouraria (ou gaveta, ou caixa, ou cofre) quantias elevadas, permanecendo em suas dependências apenas o numerário necessário à manutenção diária de suas atividades. O montante excedente sempre fica depositado no Banco.

Por outro lado, "caixa negativo" não existe, porque contabilmente caixa significa quantia em espécie, ou seja, "dinheiro vivo", e não existe dinheiro negativo.

O conteúdo de seu texto dá a entender que não está havendo sintonia entre a comunicação de seu escritório com os clientes. É necessário e imperioso que haja uma revisão destes conceitos do escritório com os clientes.

Legalmente, algumas diretrizes podem ser obtidas no Regulamento do Imposto de Renda, especificamente no Artigo 281.

Recomendo que as determinações neste diploma legal sejam consideradas com firmeza e assim que você tiver dúvidas específicas a respeito deste assunto, volte a postar.

Saudações.

Nota:
Consulte também os arquivos do Fórum, visto que já temos um considerável conteúdo

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade