Boa tarde, Mírian!
Talvez, fosse mais adequado "criar" uma conta específica no plano de contas para controlar os valores destinados a esse Fundo de Reservas (no Ativo, disponibilidades).
Acredito que sistemática deva ser parecida com o "Fundo de Caixa", onde debitasse a conta "CAIXA" e creditasse a conta "BANCO", ficando este "fundo" destinado ao pagamento de "pequenas despesas".
A diferença seria que em vez de debitarmos a conta "CAIXA", debitaríamos este FUNDO DE RESERVA e creditaríamos a conta BANCOS.
Depois, conforme os gastos forem ocorrendo, utilizaríamos a conta de DESPESA considerando o FATO OCORRIDO e creditaríamos a conta Fundo de Reserva.
Já que o valor será "reservado" para cumprir com determinada "FINALIDADE", ou seja, NÃO SERÁ USADO AGORA. Este valor poderia ser "investido" numa aplicação financeira ou, se preferir MAIS segurança e MENOS juros, numa conta POUPANÇA.
Até mais...