x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 7.135

Contabilização de pagamento de duplicata no banco

Helena Pauli

Helena Pauli

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2016 | 17:54

Boa tarde

Estamos com uma dúvida aqui no escritório, quando lançamos um pagamento de duplicata fazemos o seguinte:

D - Fornecedor
C- Banco
Hist - pgto de dulpicata
valor 100,00

Mas a informação de um colega diz que tenho que lançar assim, por causa do método das partidas dobradas:

1º lançamento: D - Fornecedor
C - (não coloco nada)
Hist - pgto de duplicata
valor 100,00

2º lançamento: D - (não coloco nada)
C- Banco
Hist - débito pgto de título
valor 100,00

Isto procede?

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1 , Sócio(a) Comercial
há 9 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2016 | 17:59

Boa noite Helena,

Olha, eu acompanho o seu lançamento. Ele não estaria fazendo uma confusão com modo de lançar no sistema não? Lembra a forma de fazer um lançamento múltiplo no programa Nasajon.

Att.,

Helena Pauli

Helena Pauli

há 9 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 08:49

Bom dia

Pois é, pelo que conheço de contabilidade eu acho desnecessário fazer esse lançamento múltiplo, somente quando houver juros pagos ou descontos recebidos. Ele diz que é por causa dos históricos que devem ser diferentes. É confuso.

Att.

Leonardo Sampaio Leite

Leonardo Sampaio Leite

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 16:43

Boa tarde, Helena!

Já trabalhei com um sistema de contabilidade onde a forma de contabilizar era igual a do seu amigo.

Achava super ESQUISITO e, pouco tempo depois, mudamos para outro sistema contábil (DEXION).

Esta forma que "contabilizar" decorria da "lógica" do sistema e não da fórmula em si (tristeza mesmo, era fazer os lançamentos múltiplos).

Usar uma fórmula "Simples" ou "Complexa" depende mais da pessoa do que do fato contábil (conheço amigos que detestam trabalhar com fórmulas de múltiplos lançamentos).

É como o Sergio falou, seu amigo está confundindo a "sistemática" do software contábil com a metodologia de lançamento (1ª, 2ª, 3ª e 4ª / fórmulas).

"Para todo o ESFORÇO, há a devida RECOMPENSA"
Helena Pauli

Helena Pauli

há 9 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 16:55

Boa tarde

A questão é que nosso programa faz lançamentos simples como múltiplos, mas ele diz que por certo nesse caso tem que ser o múltiplo, mas não acho isso necessário. Acho que realmente depende mais da pessoa do que do fato contábil, como você disse.

Att.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 9 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 19:17

oi, os tipos de lançamentos mais usuais são

>> partidas dobradas > mesmo valor para o débito e crédito > os históricos são iguais

exemplo: já consta no início deste tópico

>> partidas simples > mesmo valor para o débito e crédito > os históricos são diferentes

exemplo:

data: 26/02/2016
d - programa de alimentação do trabalhador - pat [despesas operacionais\despesas c/pessoal]
histórico padrão: valor referente nota fiscal fatura numero xxx ticket refeição ...
$ 1,500.00

data: 26/02/2016
c - banco c/c. xxx [ativo circulante\caixa e equivalentes de caixa (antigo "disponível")]
hp: valor ref nosso pagamento boleto xxx tr
$ 1,500.00

partidas múltiplas > a somatórias dos débitos e créditos são iguais > históricos podem ser diferentes p/ cada lançamento

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: