x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 14.518

Contabilização de Uniformes - Indústria

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 08:02

Bom dia, pessoal!

Estou com dúvida ao contabilizar compra de uniforme (botas, camisa, calça, toucas etc) para uma indústria.

A indústria poderia contabilizar todos os uniforme ligados à Fabrica como Custo de Produção?

A pergunta é porque alguns componentes são contabilizados como custos e outros como despesas de funcionamento.

Atenciosamente,

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Leonardo Sampaio Leite

Leonardo Sampaio Leite

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 11:49

Bom dia, Marcelo!


Considero que a classificação adequada de um determinado "item" como custo ou despesas deverá respeitar a lógica de cada conceito.

Custo é tudo aquilo que participa na elaboração do produto final, sendo que a "ausência" de tais elementos IMPOSSIBILITA a existência desse produto.

Por exemplo:

A embalagem pode ser considerada como "custo" ou "despesa" dependendo da importância dela na elaboração do produto final.

Se a embalagem for "um" dos elementos que "integram" o produto final, ela será CUSTO. Agora, se o produto final existir independente da embalagem, ela será meramente uma despesa.

Portanto, os gastos com o pessoal do chão de fábrica, sim, é custo, não há dúvida (MOD). Afinal, eles participam DIRETAMENTE do processo de fabricação, ao contrário, dos funcionários da área administrativa que, na sua grande parte, sequer conhecem tal processo.

Já a despesa são os gastos necessários ao funcionamento da entidade (operacional) SEM QUALQUER vinculação ao processo de fabricação.

A maior dificuldade quando se fala em "CUSTO" são os critérios para realizar o rateio dos custos indiretos a fim de aplicá-los adequadamente a cada entidade.

Até mais...



"Para todo o ESFORÇO, há a devida RECOMPENSA"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade