x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 839

Contabilização de veículo comprado a prazo pelo finame

cassiano calore pinton

Cassiano Calore Pinton

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 11:16

Bom dia pessoal, acabei de criar um cadastro no fórum e desde já peço desculpas se tiver postando algo errado ou em lugar errado.
Estou com uma dúvida no que diz respeito a contabilização de um veículo comprado a prazo, principalmente no que diz respeito aos juros.
Li algumas coisas no google e nesse fórum, e pelo que entendi, algumas pessoas contabilizam o juros devidos a vencer no Ativo (juros a apropriar), e outras no Passivo (como conta redutora do passivo).
Estou muito confuso, pois não sei a maneira certa de contabilizar, se uso o lançamento 1) ou 2)...

1) D -Juros a apropriar (AC)
C - Financiamento (PC)

2) D - Juros a transcorrer (PC - conta redutora do passivo)
C - Financiamentos (PC)

Vou deixar como exemplo os dados da compra do veículo, e agradeço muito se alguém puder me ajudar.

Valor total do financiamento = R$ 140.607,33
Valor do veículo = R$ 132.000,00
Valor dos juros = R$ 8.607,33

Muito obrigado desde já pessoal.
Att. Adriano Calore

Mickael San'tiago

Mickael San'tiago

Bronze DIVISÃO 5 , Subcontador(a)
há 9 anos Sábado | 27 fevereiro 2016 | 13:42

Você deve primeiro selecionar o que irá caber ao Curto prazo, tipo quantidade de mensalidades etc.

Depois você deve lançar de forma simples e resumida assim:

D: Imobilizado (Valor da Compra sem juros) - ANC
D: Encargos financeiros a Transcorrer - PNC
C: Financiamentos a Longo prazo - PNC

2º lançamento será o da transferência apenas das mensalidades do ano para o curto prazo.

D: Financiamentos a Longo prazo
D: Encargos Financeiros (Este é também de curto prazo) - PC
C: Financiamentos a Curto prazo.

Atenciosamente,
Mickael San'tiago

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade