x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 554

Contabilizar ativos empresas do Simples

DANIELLE GONÇALVES SILVA

Danielle Gonçalves Silva

Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 29 fevereiro 2016 | 15:48

Prezados colegas, por gentileza me ajudem:

Faço a contabilidade de uma empresa do simples nacional, ela comprou cerca de R$ 1.200,00 em bens (maquina de cortar grama) porém a nota fiscal foi emitida no nome de um dos sócios , foi comprado parcelada em 6 x e os boletos também vem no nome do sócio:

1) Que documento preciso obter para lançar o bem como ativo da empresa? Como seria esta contabilização?

2) Como provisiono o pagamento das parcelas, pois o boleto foi gerado como o nome de cpf do sócio?

3) com relação a depreciação, como a empresa é do simples, preciso contabilizar mensalmente a depreciação? Se sim, tenho algum beneficio fiscal em contabilizar a depreciação? Se sim como contabilizar?

Por favor me ajudem colegas.

Danielle Gonçalves
Administradora e Contabilista
DGS Assessoria Empresarial & Contabilidade
Salto - Itu - Indaiatuba e Região
[email protected]
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1 , Sócio(a) Comercial
há 9 anos Segunda-Feira | 29 fevereiro 2016 | 16:37

Bom dia Danielle,

Olha, nesse caso você pode fazer um documento da empresa comprando do sócio esse bem, com um simples recibo, e a nível contábil o problema estará resolvido, pois haverá documentação suficiente para embasar a operação. A nível fiscal é preciso checar outras condições de acordo com a legislação de ICMS de SP (sou do RJ e, por exemplo, aqui, em alguns casos a legislação obriga o recolhimento de ST de alguns bens comprados por PJ mesmo que vá utilizar como destinatário final, nesse caso, comprar no nome da PF e depois "passar" para a PJ da qual é sócio, pode ser entendido como uma forma de burlar alguma legislação fiscal, de toda forma, acho uma volta grande demais que o fisco teria de dar e não acho que seja propriamente arriscado).

Lançamento simples, crédito de caixa no valor das máquinas e débito em máquinas e equipamentos, ou onde melhor aprouver.

Precisa depreciar sim, mas não gera nenhum benefício fiscal.

Por fim, certo não está, mas acho que não traria grandes problemas.

Forte abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade