Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.049

Temas Contábeis

RAIMUNDA ALVES DUARTE

Raimunda Alves Duarte

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 16 setembro 2008 | 14:40

Nobres colegas,

Gosto muito de receber opiniões de equipes, tenho desse conceituado forum uma equipe virtual. Terei que apresentar ao meu diretor 03 temas de assuntos contábeis para o mesmo escolher um e eu apresentar um tabalho sobre o tema escolhido, para avaliação, pense...então pensei se voces poderiam me passar algumas idéias.

Obrigada

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 16 setembro 2008 | 15:13

Raimunda Alves

A contabilidade estende seus conceitos sobre vários segmentos: despesas, receitas, custos, realizações, obrigações, despesas, liquidez, rentabilidade, etc.

Você precisa de temas acerca de qual campo específico?

Estou no aguardo.

Bom trabalho

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
www.procedimentoscontabeis.blogspot.com
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 16 setembro 2008 | 15:41

Raimunda:

Você poderia discorrer sobre obrigações dizendo que em termos contábeis elas são representadas inicialmente pelo Passivo Circulante e pelo Passivo Exigível a Longo Prazo, diferenciando um dos outros. Visto que débitos representam a aplicação de recuros e os créditos identificam a origem deles, em geral são as obrigações que algumas vezes oferecem fundos à entidade a título de capital de terceiros. Quando uma empresa não precisa de recursos de terceiros para financiar seus negócios, ou seja, quando uma empresa tem autonomia de capital, o financiamento para suas atividades provém do próprio ativo (caixa e bancos).

Quanto a custos, você poderia dissertar separando custos de despesas, e que em algumas ocasiões a contrapartida dos custos são as obrigações (contas a prazo). A título de exemplo, neste tópico há uma clássica diferenciação de custos e despesas definidas pelo mestre Saulo Heusi.

Bons estudos

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
www.procedimentoscontabeis.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade