x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.055

Temas Contábeis

RAIMUNDA ALVES DUARTE

Raimunda Alves Duarte

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 16 setembro 2008 | 14:40

Nobres colegas,

Gosto muito de receber opiniões de equipes, tenho desse conceituado forum uma equipe virtual. Terei que apresentar ao meu diretor 03 temas de assuntos contábeis para o mesmo escolher um e eu apresentar um tabalho sobre o tema escolhido, para avaliação, pense...então pensei se voces poderiam me passar algumas idéias.

Obrigada

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 16 setembro 2008 | 15:13

Raimunda Alves


A contabilidade estende seus conceitos sobre vários segmentos: despesas, receitas, custos, realizações, obrigações, despesas, liquidez, rentabilidade, etc.

Você precisa de temas acerca de qual campo específico?

Estou no aguardo.

Bom trabalho

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 16 setembro 2008 | 15:41

Raimunda:


Você poderia discorrer sobre obrigações dizendo que em termos contábeis elas são representadas inicialmente pelo Passivo Circulante e pelo Passivo Exigível a Longo Prazo, diferenciando um dos outros. Visto que débitos representam a aplicação de recuros e os créditos identificam a origem deles, em geral são as obrigações que algumas vezes oferecem fundos à entidade a título de capital de terceiros. Quando uma empresa não precisa de recursos de terceiros para financiar seus negócios, ou seja, quando uma empresa tem autonomia de capital, o financiamento para suas atividades provém do próprio ativo (caixa e bancos).

Quanto a custos, você poderia dissertar separando custos de despesas, e que em algumas ocasiões a contrapartida dos custos são as obrigações (contas a prazo). A título de exemplo, neste tópico há uma clássica diferenciação de custos e despesas definidas pelo mestre Saulo Heusi.

Bons estudos

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies