x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 492

Ajuste de exercícios anteriores

MARCIO JOSE RAMOS DOS SANTOS

Marcio Jose Ramos dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 13:44

Boa tarde!
Após consultar alguns tópicos relacionados e não encontrando uma resposta adequada, venho pedir aos nobres colegas uma ajuda conforme segue:
Uma empresa do lucro real esta passando a conta clientes(duplicatas a receber) para conta individualizada, ou seja onde era uma conta total ela será individualizada por cliente.Após receber da tesouraria o montante individualizado percebeu-se que o valor contábil estava abaixo do valor a receber real.A dúvida que tenho é em relação a regularização desse valor a receber menor na contabilidade, eu poderia fazer o acerto na conta ajuste de exercícios anteriores, uma vez que não tenho como levantar/conciliar contabilmente a diferença.
Estou ciente dos reflexos dos ajustes contábeis nessa conta, porém não vejo outra alternativa.

Desde já agradeço.

Márcio J Ramos dos Santos

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 9 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 19:14

oi, faz-se a conciliação minuciosa das contas "clientes" (que agora estão desdobradas) a fim de se apurar a qual(ais) período(s) se refere(m) as diferenças (talvez pode até estar em mais de um exercício);
com as diferenças apuradas será possível fazer os devidos ajustes contábeis e fiscais.

tenha uma noite e um ótimo fim de semana!

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 21:39

Apoio a opinião do Telmo.

Você deverá conciliar estas diferenças, pois o aumento no saldo de clientes sem uma contrapartida adequada irá gerar uma receita no resultado.

Mesmo que esses créditos sejam lançados em ajuste de exercícios anteriores, significa dizer que estas receitas competem a resultados passados e sendo a empresa tributada pelo lucro real, deverão compor a base tributável destes períodos sob pena do não atendimento do RIR 99.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade