x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 395

Venda de Parte da CIA

B Robaina

B Robaina

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 10 março 2016 | 17:52

Boa tarde,
Estou precisando de uma ajuda em relação a venda de parte da empresa, foi vendido 10% em Dezembro 2015, mas o pagamento só será recebido em Abril de 2016, a alteração contratual foi feita em Dezembro 2015.

Qual lançamento tem que ser feito em Dezembro 2015 para demonstrar essa venda que será recebida em Abril 2016?

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 11 março 2016 | 09:48

Benicio Robaina,

Quem detém ou detinha as ações/quotas desta empresa?

Quem vendeu as ações/quotas desta empresa?

É importante assimilarmos fortemente o conceito de Pessoa Jurídica e Pessoa Física, empresa e sócio.

As transações dos sócios para com terceiros não deve afetar o patrimônio da empresa.

A única forma que vejo em contabilizar isso é se a empresa emitiu ações/quotas.

Nos dê maiores detalhes para que possamos ajudar.

B Robaina

B Robaina

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 11 março 2016 | 10:07

Então Mauricio, um dos sócios vendeu parte das suas quotas, o volar dessa venda será incorporado ao patrimônio social da empresa, ou seja, vai aumentar o capital social e o dinheiro vai entrar no banco da empresa, porem a minha dúvida está em como vou reconhecer essa transação em dezembro, qual conta eu lanço esse direito que a empresa adquiriu em dezembro mas só vai receber em abril. É com se fosse um contas a receber mas a contra partida não é estoque e sim o capital social.

Eu posso lançar esse valor no contas a receber, ou lanço como capital integralizar?

Agradeço pela resposta!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade