x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.835

Plano de contas e contas analíticas de fornecedores

PIERRE CAMPOS LUCAS

Pierre Campos Lucas

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 11 março 2016 | 10:18

Colegas, bom dia!


Sobre a inclusão de contas analíticas por fornecedores.

Temos um ERP que possibilidade que trabalhemos com apenas uma conta analítica de fornecedores, visto que o sistema possibilidade imprimir relatórios analíticos e por fornecedor para conciliação contábil. Pergunto: EM que situações estamos obrigados a criar uma conta analítica para cada fornecedor em nosso plano de contas? Existe alguma regra por parte do CFC ou da SRF que disciplina isso?

Att: Pierre

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 11 março 2016 | 17:02

Boa tarde!

Pierre,

Desconheço qualquer regulamentação do CFC ou SRF em relação a inclusão de fornecedores/clientes no seu balancete (plano de contas) . Entendo que isso parte de uma divisão opcional dos profissionais responsáveis pelas conciliações e registros dessas informações, ou seja, se preferir um controle mais efetivo, a forma analítica de conciliação, onde há o cadastro de cada fornecedor (joão, josé, pedro, etc) de forma que você tenha a opção de poder verificar um relatório individualizado do que saiu e do que entrou, com certeza é a melhor escolha. Pois, sabemos que no relatório sintetizado o risco de "se perder" e a dificuldade de controle é maior.

Então, digo pela experiência de alguns anos que tenho na área, nunca vi nada relacionado a isso. Já trabalhei em empresas que o relatório de fornecedor analítico era imenso, mas era imenso porque? Resposta óbvia, era imenso porque a empresa movimentava um grande volume de informações e caso esse quantidade não fosse organizada dessa forma, com certeza contabilidade e financeiro teriam uma dificuldade tremenda em conciliar isso e levaria muito mais tempo até concluir suas análises. Portanto, de certa forma haver essa limitação é até uma coisa sem sentido.

Atenciosamente,

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)
Paulo Ricardo de Freitas

Paulo Ricardo de Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 15 março 2016 | 08:09

Bom Dia!

Também utilizo ERP que classifica os clientes, fornecedores em apenas uma conta analítica.
Porém esta conta contábil analítica pode ser detalhada por meio de contas que o sistema chama de 'entidades'

Portanto, consigo conciliar e emitir relatorios sintéticos e analíticos sem problemas.

Também não encontrei regulamentação sobre o tema.

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.